Finep Day apresenta possibilidades de financiamento a projetos de inovação
Evento foi realizado nesta quarta-feira (04), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre
Publicação:

Porto Alegre sediou, nesta quarta-feira (4), um dos encontros mais importantes para o fomento da inovação no Brasil – o Finep Day. O evento tem o objetivo de apresentar as diferentes oportunidades de financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a empresas de todos os portes, cooperativas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).
Uma série de palestras e painéis, realizadas no Instituto Caldeira, compuseram a programação. Segundo a diretora de Gestão da Inovação da Sict, Paola Rücker Schaeffer, o evento fortalece a articulação entre os atores da quádrupla hélice gaúcha para que tenham conhecimento dos editais e das possibilidades de subvenção econômica a seus projetos de inovação.
“Precisamos que os atores nos ajudem a construir e a amadurecer o nosso ecossistema de inovação, e esse evento também foi realizado para isso, para que possamos compartilhar caminhos e oportunidades. Com o objetivo de termos um estado cada vez mais inovador, compartilhar conhecimento é fundamental, porque é desse networking que, muitas vezes, saem ideias e ações”, salientou Paola.
Programação
O evento foi dividido em dois momentos. Pela manhã, a programação foi dedicada a médias e grandes empresas, com painéis focados em agentes financeiros e cases positivos. Ao final, ainda houve um encontro para atendimento individualizado das empresas com a Finep.
À tarde, o foco recaiu sobre startups, micro e pequenas empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs). No início da segunda parte do evento, Paola apresentou os editais em aberto via Sict e Fapergs, que somam um aporte de R$ 47,7 milhões em áreas estratégicas, como semicondutores, educação, saúde e agronegócio. Confira os editais com submissões abertas na Sict e na Fapergs.
Na sequência, o analista de Fomento à Inovação da Finep, Marco Bruno Manzolilo, apresentou possibilidades de financiamento federal no painel “Recursos não reembolsáveis para empresas e ICTs”. Em seguida, o diretor administrativo-financeiro da Fapergs, Mauro Mastella, apresentou editais que subvencionam a inovação por meio da pesquisa científica no Rio Grande do Sul, que é o foco da fundação vinculada à Sict. Mastella enfatizou os seguintes editais: Doutor Empreendedor, que financia pesquisas em startups criadas por recém-doutores; o Centelha, executado em parceria com a Finep; e o Tecnova 3, que financia empresas e startups de alta tecnologia e tem nova edição prevista para novembro deste ano.
O Finep Day foi realizado pela Finep, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), a Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs), vinculada à Sict, e o Instituto Caldeira.