Evento destaca o papel da inteligência artificial no desenvolvimento do Rio Grande do Sul
Encontro, que integra a Semana da Inovação, reuniu especialistas da academia, da indústria e do poder público
Publicação:
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) realizou, nesta terça-feira (3), o evento "Perspectivas da IA para o Desenvolvimento do RS", que integra a programação da Semana da Inovação. A iniciativa reuniu especialistas da academia, da indústria e do poder público para discutir as aplicações da inteligência artificial (IA) como ferramenta estratégica para impulsionar o desenvolvimento econômico e social no estado. A programação aconteceu no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre.
Durante sua manifestação, na abertura do evento, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, ressaltou a relevância da IA para o futuro do estado. "A inteligência artificial representa uma oportunidade de avançarmos em áreas fundamentais, como a indústria, o agronegócio e os serviços e isso está, plenamente, alinhado ao planejamento estratégico da Sict", afirmou a titular da pasta.
A palestra inicial foi conduzida pelo vice-presidente dos Programas Executivos da empresa Gartner, Claudio Chauke, que apontou como a tecnologia é capaz de modernizar processos e promover a ampliação da competitividade das empresas e órgãos públicos. “É essencial que as organizações enxerguem a tecnologia como uma aliada estratégica para se adaptarem às mudanças do mercado e conquistarem mais eficiência e o Rio Grande do Sul pode ser um case relevante nesse segmento”, frisou Chauke.
Durante o evento, o professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Silvio Cazella, deu ênfase ao trabalho do Centro Estadual de Pesquisa em Inteligência Artificial para a Saúde (CIARS), rede aprovada no Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs), lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Em sua palestra, Cazella explicou como a aplicação de IA pode revolucionar o diagnóstico médico, otimizar tratamentos e promover uma gestão mais eficiente dos serviços de saúde.
A Semana da Inovação continua com outras atividades voltadas para a discussão de novas tecnologias e fomento à ciência, consolidando o Rio Grande do Sul como referência nacional no setor. O destaque fica para o anúncio de um investimento histórico para a área de inovação, ciência e tecnologia e o lançamento da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá na quinta-feira (5) no Palácio Piratini.