Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Em Pelotas, Sict visita espaço destinado a ações do programa Comunidades Inovadoras

Doação de livros e apresentações de música e dança marcaram a agenda

Publicação:

Secretária Simone Stülp fala sobre Comunidades Inovadoras na Praça CEU, em Pelotas
Secretária Simone Stülp fala sobre Comunidades Inovadoras na Praça CEU, em Pelotas - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) visitou, na quarta-feira (18), a Praça CEU, no bairro Areal/Dunas, em Pelotas, um dos locais no Rio Grande do Sul escolhidos para implementar o programa Comunidades Inovadoras. Estiveram presentes na agenda a secretária Simone Stülp e o diretor-geral Sandro Kirst, bem como a prefeita Paula Mascarenhas e o representante estadual da Central Única das Favelas (Cufa RS), Vinícius Duarte. 

Com foco em inovação social, a iniciativa busca capacitar os moradores da região, especialmente mulheres chefes de família, em áreas como empreendedorismo e economia circular, em uma parceria com a prefeitura municipal e a Cufa RS. Na ocasião, ocorreu a entrega de mais de 2 mil livros para a nova biblioteca do espaço, além de apresentações de música e dança, realizadas pelo projeto social local. 

“Estou muito feliz de ter esta oportunidade de estar aqui, vendo se concretizar uma parte importante deste projeto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. O Comunidades Inovadoras está dentro do eixo Incluir do nosso planejamento estratégico. Queremos melhorar a vida das pessoas através da inovação, envolvendo criatividade, empreendedorismo e tecnologia”, enfatizou Simone. 

A Sict está desenvolvendo o Comunidades Inovadoras em quatro áreas do Estado, três delas dentro da abrangência do programa RS Seguro - Caxias do Sul, bairro Santa Fé/Nossa Senhora das Graças; Santa Maria, bairro Nova Santa Marta; e Porto Alegre, bairro Restinga – e uma que não integra o RS Seguro, que é Pelotas, bairro Areal/Dunas. O município do Sul servirá como modelo para a escalabilidade do programa em outras regiões do Estado, com base na metodologia desenvolvida localmente. 

As primeiras ações envolveram a realização de 100 pesquisas na comunidade, para entender as necessidades reais dos moradores. Com base nesses dados, estão sendo realizadas reuniões abertas à população para garantir que o programa seja construído de forma colaborativa. Uma das demandas locais foi uma oficina de luthieria, para consertar os instrumentos dos alunos da orquestra.

Sict participa de reunião com o Foripes-RS na reitoria da UFPel, em Pelotas
Sict participa de reunião com o Foripes-RS na reitoria da UFPel, em Pelotas - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict

Ainda em Pelotas, a comitiva da Sict participou de uma reunião com a reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Fernandes Andrade, e dirigentes de outras instituições para tratar de novos projetos do Fórum de Reitores das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS). 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia