Em evento anual, Inova RS faz resgate de ações realizadas e projeta novos passos
Encontro reuniu ecossistema de inovação gaúcho nesta segunda-feira, em Porto Alegre
Publicação:
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou, nesta segunda-feira (4/12), o evento anual de avaliação e reconhecimento do programa Inova RS, com a proposta de refletir sobre as ações deste ano e projetar novos caminhos para 2024. O encontro, que ocorreu na Sala de Recitais da Casa da Ospa, em Porto Alegre, reuniu representantes dos oito ecossistemas regionais de inovação do estado e permitiu debates sobre políticas públicas e tendências tecnológicas.
Na abertura, a titular da Sict, Simone Stülp, fez uma retomada do projeto Rotas da Inovação, que percorreu o estado entre julho e novembro para avaliar o trabalho que vem sendo desenvolvido nas regiões e intensificar o diálogo com os atores da quádrupla hélice (governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada). “Passamos pelas oito regiões, acompanhados de diversos parceiros. Ainda estamos produzindo o relatório final, mas já posso adiantar que andamos mais de 5.500 quilômetros e reunimos 530 pessoas nos eventos”, afirmou.
O secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, enfatizou a importância da atuação dos gestores de inovação e tecnologia (GITs) - no Inova RS, há três gestores por ecossistema regional de inovação, totalizando 24 pessoas no estado inteiro. “Os GITs estão no dia a dia das regiões. São os verdadeiros responsáveis por fazer a hélice girar nas regiões. Acreditamos muito no trabalho de vocês”, celebrou.
Outras iniciativas lideradas pela Sict também foram apresentadas no evento. O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Diego Moraes, lançou o Observatório da Inovação RS, nova ferramenta de dados da secretaria. O diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco, explicou o funcionamento da Rede RS Startup, movimento que busca conectar as startups do estado. Já a diretora de Gestão da Inovação, Paola Schaeffer, abordou a temática inovação na educação, com foco nos programas Educar para Inovar e Professor do Amanhã.
Inova RS
Na parte da tarde, o diretor regional do Gartner, Rodrigo Mylius, apresentou tendências tecnológicas para 2024, incluindo inteligência artificial, aplicativos inteligentes e plataformas colaborativas. “Estamos vivendo o pico de expectativas em relação ao que as tecnologias digitais podem entregar. A questão é: será que isso vai acontecer?”, provocou.
Em seguida, ocorreram três painéis sobre temas variados com a participação de GITs do Inova RS. O primeiro, focado em saúde, envolveu as regiões Metropolitana e Litoral Norte, Vales e Sul; o segundo, que debateu cidades inteligentes, reuniu as regiões Metropolitana e Litoral Norte, Vales e Serra Gaúcha; e o terceiro, sobre agronegócio, contou com as regiões Central, Produção e Norte, Fronteira Oeste e Campanha e Noroeste e Missões.
Retomando o Marco Avaliativo do Inova RS, realizado do longo dos encontros do Rotas da Inovação este ano, o diretor Everaldo Daronco destacou pontos positivos e pontos de melhoria indicados pelos atores dos ecossistemas: “O Inova RS deu apoio à formação de ecossistemas locais de inovação, como o de Vacaria, na Serra Gaúcha. Também tivemos a percepção de maior nível de maturidade da gestão dos coordenadores e do papel de orquestração dos GITs ao longo dos anos”. Ele complementou: “Por outro lado, o poder público municipal percebe certa dificuldade de engajamento com os atores do ecossistema. Também precisamos demandar mais a Mesa, pois são as lideranças da região”.
Para finalizar, foi apresentado o vídeo promocional do Inova RS, produzido pelo governo do Estado, e houve a entrega de certificados e canecas como forma de reconhecimento ao trabalho feito pelos GITs e coordenadores das regiões.