Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Ecossistema de inovação da região Central aprova nova visão de futuro em Marco Avaliativo

Momento contou com a presença de atores da quádrupla hélice para revisão de estratégias do programa Inova RS

Publicação:

Nova visão de futuro da região Central foi aprovada por unanimidade
Nova visão de futuro da região Central foi aprovada por unanimidade - Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict
Por Cândida Schaedler / Ascom Sict

O ecossistema de inovação da região Central aprovou uma mudança na sua visão de futuro durante o Marco Avaliativo do programa Inova RS, realizado nesta terça-feira (1/8) durante o Rotas da Inovação, em Santa Maria. Na apresentação, facilitada pelos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) regionais, Claudir Padilha, Bibiane Segala e Jéssica Maciel, e pela coordenadora do programa Inova RS na região, Solange Binotto Fagan, 46 pessoas votaram, em unanimidade, a favor da alteração, que inclui os eixos estratégicos de agronegócio, saúde e bem-estar e turismo, com ação transversal da educação. 

Durante a apresentação da nova proposta, os GITs e a coordenadora do programa Inova RS na região salientaram o contexto atual do ecossistema, que compreende 49 municípios e responde por 6% do produto interno bruto (PIB) do estado. A proposta é atuar em alinhamento ainda maior aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, compreendendo, ainda, os desafios regionais – como o envelhecimento da população - e oportunidades ofertadas pelo turismo, com especial menção aos geoparques. Antes da aprovação, as áreas estratégicas da região Central eram compostas por agronegócio, educação, defesa e segurança. 

Gestores de inovação apresentaram a alteração na visão de futuro da região Central
Gestores de inovação apresentaram a alteração na visão de futuro da região Central - Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict

A visão de futuro guia a proposição de projetos e o repasse de recursos públicos, garantindo a efetividade da implantação de políticas públicas em áreas consideradas estratégicas por atores da quádrupla hélice (governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada e academia) de cada região. 

Na abertura do evento, a secretária Simone Stülp ressaltou a necessidade de revisar as estratégias do programa Inova RS de forma regular, a fim de garantir que a visão ainda seja condizente com as necessidades de cada região. “O Marco Avaliativo foi pensado para olharmos a estratégia desse programa do governo do Estado, que completou um ciclo de quatro anos, e entender, a partir da visão de futuro de cada região, o que pode ser revisitado”, resumiu a secretária. “Por mais que tenhamos o recorte de metodologias por região, não significa que não precisemos olhar para nós como um conjunto efetivo, para que possamos nos posicionar frente aos aspectos globais que integram os ambientes de inovação”, apontou Simone, na sequência. 

Confira a nova visão de futuro do Inova RS da região Central: 

“A Região Central do estado será referência nacional, até 2030, na geração de tecnologias e inovação para as áreas de agronegócio, turismo e saúde e bem-estar, por meio da atuação transversal da educação e integração dos atores do ecossistema com vistas ao desenvolvimento socioeconômico, sustentabilidade e qualidade de vida.” 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia