Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Desafios de inovação do Startup Lab das regiões Central e Noroeste e Missões estão com inscrições abertas

Programa conecta startups e pesquisadores a demandas de cooperativas e empresas locais gaúchas

Publicação:

Logo da Startup Lab
O programa visa a fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento
Por Ascom Sict

Startups, empreendedores e pesquisadores do Brasil e do exterior têm a oportunidade de desenvolver soluções para demandas das regiões Noroeste e Missões e Central do Rio Grande do Sul, em uma iniciativa promovida pelo Startup Lab, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Focada em inovação aberta, a proposta é conectar cooperativas e empresas locais a ideias inovadoras, estabelecendo uma ponte entre o setor produtivo gaúcho e o potencial criativo nacional e internacional. 

A região Noroeste e Missões oferece rodadas de negócios para as startups selecionadas, permitindo um contato direto com as cooperativas da região. Com o foco em impulsionar o setor cooperativista, os desafios buscam respostas inovadoras para problemas práticos das cooperativas locais, fortalecendo o impacto socioeconômico regional. As inscrições foram prorrogadas até 10 de novembro de 2024 e podem ser feitas aqui. 

Já o Startup Lab da região Central atua em uma dinâmica contínua de atualização de demandas, recebendo soluções para desafios definidos por empresas locais. A iniciativa busca respostas criativas e eficazes para problemas que vão de processos internos a modelos de negócios, e está aberta a propostas de startups e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O formulário de inscrição e mais informações estão disponíveis neste link. 

Conforme a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, a iniciativa visa consolidar o ecossistema gaúcho de inovação ao envolver diferentes setores produtivos em um processo de inovação colaborativa. “Ao apoiar soluções para demandas locais, o programa também contribui para o desenvolvimento econômico e a geração de novas oportunidades de negócios”, relatou a titular da pasta. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia