Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Coronavírus: SICT e epidemiologista se reúnem para tirar dúvidas

Publicação:

image0
Lamb e Kuchenbecker debateram a importância das evidências científicas no cenário atual - Foto: Raiza Roznieski
Por Raiza Roznieski com revisão de Andielli Silveira

Com a finalidade de difundir conhecimento científico por meio de uma comunicação acessível, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) convidou, na manhã desta quarta-feira (18), o médico epidemiologista Ricardo Kuchenbecker, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), para uma conversa sobre a pandemia de Covid-19 (coronavírus). A íntegra da gravação do especialista com o secretário Luís Lamb pode ser conferida no Facebook da SICT. 

Com mestrado e doutorado em epidemiologia, Kuchenbecker também é professor da área na Faculdade de Medicina (Famed) e no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFRGS. Atuou junto ao Ministério da Saúde na vigilância epidemiológica e nos sistemas de informação em meio às duas das grandes emergências em saúde pública vivenciadas pelo Brasil recentemente, as epidemias de Influenza (H1N1) (2009-2010) e Zica vírus (2015-2016).

Dentre os pontos trazidos, Kuchenbecker falou sobre as ações necessárias e que estão sendo implantadas em decorrência da pandemia, mas com foco em adaptar e customizar para as características locais. Trouxe como referência o estudo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) ao falar sobre projeções da pandemia e explicou sobre os grupos de riscos. Reforçou ainda a necessidade da vacinação contra a gripe que, mesmo não sendo efetiva para o coronavírus, é uma proteção comunitária, pois facilita o diagnóstico, excluindo a Influenza (H1N1), e reduz a sobrecarga para o sistema público.

Ao final, tanto o secretário como o especialista falaram sobre a relevância dos dados com evidências científicas para a tomada de decisões em todas as esferas, principalmente na pública.

Perdeu a transmissão ao vivo? Clique aqui e assista a íntegra da conversa.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia