Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Catálogo de Soluções Tecnológicas é destaque no Painel RBS sobre reconstrução criativa

Secretária Simone Stülp, titular da Sict, explicou a ideia da ferramenta e das rodadas de conexões com as prefeituras

Publicação:

Todos os integrantes do painel estão posando para a foto. Os cinco integrantes presentes presencialmente estão sentados em cadeiras. Na ponta direita está o mediador, jornalista Rodrigo Lopes, ao seu lado, Rodrigo Sousa Costa - Presidente da Federasul e parceiro do Reconstrói RS, na sequência a secretária Simone Stülp, entre ela e o professor Jorge Audy há uma TV, na qual participa remotamente a professora e pesquisadora Taneha Kuzniecow Bacchin, por fim, na ponta esquerda está Arlei Romeiro - Presidente da Associação dos Empresários do 4º Distrito Vítimas da Enchente.
Painel RBS aconteceu na tarde desta terça-feira (16) - Foto: Duda Fortes / Grupo RBS
Por Ascom Sict

As iniciativas que promovem a reconstrução criativa do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio foram debatidas em um painel promovido pelo Grupo RBS, na tarde desta terça-feira (16). O Catálogo de Soluções Tecnológicas, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado e entidades parceiras, foi um dos destaques do programa, mediado pelo jornalista Rodrigo Lopes. 

Uma das painelistas, a titular da Sict, Simone Stülp, destacou como a ferramenta se mostrou eficaz neste momento de busca de soluções e como se deu a ideia e o trabalho das rodadas de conexões com as prefeituras gaúchas. “Fizemos uma curadoria e temos mais de 270 soluções catalogadas no nosso Observatório da Inovação. Também tivemos uma interlocução com as prefeituras para detectar os principais desafios enfrentados e, com isso, as rodadas de apresentação aconteceram para contemplar essas necessidades. É no município que a vida acontece, precisamos manter o diálogo e entender os problemas, comentou. 

Nos dias 10 e 12 de julho aconteceram duas rodadas de conexão entre as demandas apontadas pelas prefeituras (chamadas de desafios) e ofertas de tecnologias com potencial de solucionar tais questões. As rodadas foram transmitidas pelo YouTube da Sict. Ao todo, 46 soluções nas mais diversas áreas foram apresentadas.  

Educação e empreendedorismo 

Também presente no painel, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e vice-coordenador do Comitê Científico, Jorge Audy, abordou a necessidade da educação para conscientização da população. “Qualquer desenvolvimento científico ou tecnológico tem potencial de aplicação na realidade. Mas isso não se faz sem educação adequada. Não é só a educação básica, é de educação política para que não fiquemos só nas esferas emergenciais, e sim de prevenção”, pontuou.   

Taneha Kuzniecow Bacchin, integrante do Comitê Científico, professora e pesquisadora e projeto urbano na Universidade Técnica de Delft, na Holanda, levou à discussão as iniciativas desenvolvidas na Holanda para lidar com pontos semelhantes aos enfrentados pelo Rio Grande do Sul durante a enchente. A pesquisadora destacou os planos de prevenção e a educação, desde a escola, para que crianças saibam lidar com os diferentes cenários em situações de enchentes.  

A retomada do empreendedorismo também foi tratada, com a participação de Arlei Romeiro, presidente da Associação dos Empresários do 4º Distrito Vítimas da Enchente, e Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul e parceiro do Reconstrói RS. Ambos falaram sobre os incentivos que os empreendedores precisam para reconstruir e como a inovação deve ser uma parceria nessa retomada.  

O Painel RBS sobre reconstrução criativa está disponível no YouTube de GZH 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia