Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Catálogo de soluções para enfrentamento de desastres climáticos no RS está no ar

Iniciativa da Sict com apoio de parceiros está mapeando tecnologias desenvolvidas por atores do ecossistema de inovação

Publicação:

Rio Grande do Sul enfrenta enchentes históricas
Rio Grande do Sul enfrenta enchentes históricas - Foto: Lauro Alves/Secom
Por Ascom Sict

O catálogo de soluções para enfrentamento de desastres climáticos no Rio Grande do Sul está disponível no site da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Projetos e ações nacionais e internacionais estão sendo mapeados e inseridos no painel do Observatório da Inovação RS para acesso da população e de órgãos governamentais do estado. 

O trabalho é direcionado às iniciativas promovidas por atores do ecossistema de inovação com potencial para auxiliar na prevenção e na mitigação de danos resultantes de desastres climáticos no estado.  

A chamada para o envio das soluções foi aberta nesta semana, e, até esta sexta-feira (10), 80 iniciativas já foram incluídas no catálogo, vindas de 75 instituições. A maioria das instituições são gaúchas, mas também há submissões de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Ceará e Distrito Federal, além de algumas tecnologias internacionais. Startups, empresas, universidades, institutos federais, organizações da sociedade civil, centros de inovação e grupos de voluntários estão entre os participantes. 

As áreas contempladas pelas soluções são variadas. Elas incluem alimentação, acolhimento e apoio social, áreas de risco/gestão de riscos, central de processamento, coleta e análise de dados, comunicação, educação/educação ambiental, infraestrutura, logística, planejamento climático, planejamento urbano, redes de drenagem, saúde mental, segurança, sistemas de previsão e alertas e telecomunicações. 

Estamos recebendo respostas de diversos lugares no Brasil e no mundo, com projetos inovadores que podem fazer a diferença para os desafios complexos que enfrentamos no Rio Grande do Sul. Fazemos, então, uma curadoria das propostas e disponibilizamos as soluções no Observatório da Inovação, que tem acesso aberto a todos”, pontua a titular da Sict, Simone Stülp. 

São parceiros da Sict na ação a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), Sebrae e o GovTech Lab. 

O catálogo será atualizado diariamente. Os interessados em participar devem preencher um formulário, que tem versões disponíveis em português e inglês: 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia