Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Secretário Balestrin palestra para pesquisadores da Unilasalle

Encontro teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos que envolvam inovação e empreendedorismo

Publicação:

Três pessoas palestrando e muitas pessoas no público.
Evento teve como objetivo fomentar a inovação dentro da universidade - Foto: Maíra Gatto / Ascom Unilasalle
Por MAíRA GATTO / ASCOM UNILASALLE

A Universidade La Salle recebeu na tarde desta terça-feira, 31 de maio, o Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do governo do estado do Rio Grande do Sul, o Prof. Dr. Alsones Balestrin. A palestra com teve como tema: “Ações do estado do Rio Grande do Sul para inovação, ciência e tecnologia e o papel das Universidades”.

O encontro, que contou com a presença de professores e pesquisadores da Universidade La Salle, foi iniciado pelo Pro-reitor Acadêmico Adjunto, Prof. Me. Márcio Michel. Na mesa, estavam presentes o Reitor da Unilasalle, Prof. Dr. Paulo Fosstti, fsc, e a Diretora de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu, Prof.ª Dr.ª Patricia Kayser.

Fossatti, que voltou recentemente de Roma onde participou dos debates do Capítulo Geral, citou os desafios dos pesquisadores na atualidade: “É um momento que humanidade se pergunta qual o sentido da nossa existência? Como vamos continuar como pesquisadores? Não quero continuar só nos meus livros e artigos. Aquilo pode morrer na internet, nas gavetas. Como vou existir pro bem da comunidade do entorno?”, provocou.

Balestrin citou a missão atual da Universidade na sociedade: “A universidade evoluiu, chegou ao século 21 e precisa ser empreendedora. Além de formar pessoas, ela precisa se preocupar em formar novos empreendimentos, negócios, empresas e - através disso - riquezas”, citou. O secretário complementou citando que os recursos destinados a pesquisa não são totalmente aproveitados no Brasil: “Essse ano lançamos R$ 64 milhões em editais. Em dois ou três destes editais, que já fechamos e recebemos os projetos, a soma dos projetos inscritos não atinge o volume de recursos que estava disponível. Vamos tentar realocar para tentar investir todo esse volume de recursos”, explicou.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia