Balestrin apresenta painel no 40º Congresso de Municípios do RS
Evento promovido pela Famurs em Restinga Sêca é voltado aos prefeitos do estado
Publicação:

Nesta terça-feira, 21, o secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, palestrou no 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado no Centro de Eventos do Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca. O evento é uma promoção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e ocorre de 20 a 22 de junho com a temática “Conectar os municípios com o amanhã”.
Balestrin foi responsável pelo painel “Cidades como Ecossistemas de Empreendedorismo e Inovação”, que foi realizado no início da tarde desta terça, com a mediação de Daniel Hinnah, prefeito do município de Panambi. Durante o painel, o secretário apresentou a pasta e seus programas e lembrou de importantes exemplos de inovação disruptiva que impactaram positivamente cidades gaúchas, como os projetos do Pacto Alegre e do Tecnosinos.
Segundo Balestrin, o aspecto comum do sucesso dessas iniciativas é a parceria comprometida entre diferentes setores da sociedade - poder público, academia e iniciativa privada. "Temos que entender a cidade cada vez mais como um espaço não só para se viver, mas para se empreender e se investir", destacou Balestrin.
O secretário compartilhou, ainda, recomendações aos prefeitos sobre como operar uma transformação inovadora em suas cidades. Segundo ele, o gestor deve conhecer o Marco Legal da Inovação, liderar a articulação da quádrupla hélice regional, buscar construir parcerias estratégicas e investir no desenvolvimento e permanência de novos talentos. "Inovação é investir em conhecimento, é investir no futuro dos nossos jovens e crianças", completou Balestrin.
De acordo com a Famurs, o evento consiste em uma qualificação voltada aos prefeitos e autoridades do RS, com a apresentação e discussão de questões como pautas nacionais municipalistas, a importância do patrimônio cultural para o desenvolvimento sustentável, integração tributária e repartição do ICMS, cidades como ecossistemas de inovação e empreendedorismo, retomada do turismo e participação da mulher na gestão municipal.
Também esteve presente no evento o diretor administrativo da SICT/RS, Antonio Henrique Abrahão Ribeiro.