Balestrin faz balanço positivo de missão nos Estados Unidos
Secretário salienta importância da viagem ao país norte-americano para prospecção e fortalecimento de parcerias
Publicação:

A agenda da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS) foi movimentada durante os seis dias em que a equipe, composta pelo secretário Alsones Balestrin e o diretor do Departamento de Gestão da Inovação, André França, cumpriram agenda oficial com a comitiva do Governo do RS nos Estados Unidos. De 7 a 12 de março, a inovação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul tiveram oportunidades abertas e parcerias costuradas em solo estadunidense.
No mesmo dia, Balestrin acompanhou a comitiva em visita à sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e encarregado de ajudar os países a eliminar a pobreza, alcançar o crescimento econômico sustentável e o desenvolvimento humano.
Na terça-feira, 8, o secretário acompanhou a comitiva ao Council of the Americas, ainda em Nova Iorque, onde foram recebidos pelo vice-presidente para políticas públicas do Council of the Americas e editor-chefe da Americas Quarterly, Brian Winter. O dia foi reservado a encontros com bancos internacionais, com o objetivo de apresentar o portfólio atual de oportunidades de investimentos e entender, de forma mais aprofundada, o momento atual.
SICT/RS integra operacionalização de parceria do RS com Amazon Web Services
Na quarta-feira, 9, Balestrin acompanhou a comitiva em visita à Amazon Web Services (AWS), braço de armazenamento em nuvem da Amazon.com sediado em Washington. Na ocasião, a equipe foi recebida pelo vice-presidente de Políticas Públicas para Américas, Shannon Kellogg, pela gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público na América Latina, Canadá e Caribe, Abby Daniell, e pelo diretor de Vendas para o Setor Público no Brasil, Paulo Cunha.
A comitiva conheceu as propostas da AWS de apoio à transformação digital do Estado. Balestrin salienta que a parceria interessa muito o Estado e que tem grande potencial de fomentar a pesquisa no Rio Grande do Sul, além de formar mão de obra qualificada em programação, aumentar o investimento em políticas públicas digitais e desenvolver novos produtos.
Ainda na quinta-feira, Balestrin e o secretário de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG), Claudio Gastal, participaram da criação de um grupo de trabalho para operacionalizar a parceria com a AWS. A primeira reunião, na sede da empresa, serviu para definição de times e de pontos focais. O trabalho continuará a ser desenvolvido em outros encontros, e a ideia é apresentar alguns resultados no South Summit, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio em Porto Alegre.
Fechando a quinta-feira, Balestrin acompanhou a comitiva ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ator importante em investimentos em tecnologia e inovação do Estado. O secretário reforçou a conexão da agenda com pautas alinhadas à SICT/RS e à expansão do ecossistema de inovação gaúcho.
Agenda na Dell foi um dos pontos altos da missão
Um dos pontos altos da missão internacional foi a visita à sede da empresa de tecnologia Dell, localizada na cidade de Rock Round, a cerca de 30 minutos de Austin, capital do Texas. A agenda ocorreu na sexta-feira, dia 11, tendo desdobramentos importantes para a inovação, ciência e tecnologia gaúchas.
O objetivo foi buscar aproximação ainda maior com a empresa, que foi a primeira grande companhia de tecnologia a se instalar no RS, e reforçar o interesse em manter a parceria forte com o Estado. A Dell gera mais de 3 mil empregos no RS - e, só na parte de desenvolvimento de novas tecnologias, tem mais de 1,4 mil contratados na unidade em Eldorado do Sul, sendo uma operação estratégica para o Estado, com possibilidades de expansão em áreas de interesse da SICT/RS.
Além disso, a Dell está presente dentro de universidades, como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Unisinos, com as quais têm laços estreitos. “Queremos avançar por meio da Dell no ecossistema de inovação do RS. Há uma série de projetos em andamento, e nos mostramos abertos às possibilidades da companhia, especialmente em programas de formação e capacitação de pessoas”, conclui Balestrin.
Última dia: buscar inspiração em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo
O SXSW é uma das maiores referências do Rio Grande do Sul para a realização do South Summit em maio, evento que vai movimentar o ecossistema de inovação gaúcho por meio de palestras, eventos, premiações e networking com investidores. O secretário destacou a participação no SXSW como oportunidade de aprendizado e de inspiração. Balestrin é coordenador do Conselho Curador do South Summit.