Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Azeite gaúcho com selo de qualidade do governo conquista reconhecimento internacional

Marca recebeu Selo Produto Premium - Origem e Qualidade RS nas safras de 2022 e 2023

Publicação:

Potenza Frutado e Potenza Intenso com taças de azeitonas
Potenza Frutado e Potenza Intenso - Foto: Roberta Pereira/Divulgação
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

O azeite Potenza Frutado, produzido pela fazenda Serra dos Tapes, em Canguçu, e aprovado para utilizar o Selo Produto Premium - Origem e Qualidade RS nas safras de 2022 e 2023, agora celebra uma nova conquista. A marca ficou em primeiro lugar na categoria "Best International EVOO" (melhor azeite de oliva extravirgem internacional), no Guía ESAO. O ESAO é o guia oficial da Escola Superior do Azeite de Oliva, fundação espanhola sediada em Valência, e a premiação é considerada uma espécie de "Guia Michelin" do mercado de azeites de oliva extravirgem. 

A fazenda Serra dos Tapes buscou o selo do programa Produtos Premium pela sua importância, conforme conta Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da fazenda. “O nosso interesse partiu do entendimento que o selo em questão representa uma referência de produto de qualidade para os consumidores, distingue os produtores gaúchos no mercado e estabelece um alto padrão de qualidade para os produtores que conquistam esta distinção”.  

Para a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, as premiações reforçam a importância dos produtos gaúchos e a importância do Selo. "Os azeites gaúchos têm muita tradição, e o governo endossa isso, com um selo de qualidade que é concedido após um processo rigoroso.  Temos um compromisso muito grande com a população e com os produtores, queremos ver as marcas gaúchas ganhando o mundo". 

Cláudia enfatiza a fala da secretária e destaca o reconhecimento do azeite após ganhar o Selo. “Nossos produtos passaram a ser mais reconhecidos no estado e fora dele. Já temos uma parcela dos consumidores brasileiros que possuem uma percepção da alta qualidade presente nos nossos azeites”, afirma.  

Agora, com a conquista internacional, Cláudia afirma que pretende investir em degustações para fortalecer o reconhecimento da marca e conquistar os consumidores nacionais. Além disso, ela enfatiza o trabalho da equipe para o sucesso dos negócios:Este prêmio reconhece o esforço, a determinação e a competência do time da fazenda Serra dos Tapes e consagra o Rio Grande do Sul como estado com vocação para produção de azeites de oliva que podem competir em qualidade com os melhores do mundo”.  

Selo Produtos Premium 

O Produtos Premium é um programa do governo gaúcho desenvolvido por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e atua nos diversos setores produtivos, evidenciando, incentivando e valorizando os cases de produtos premium produzidos no Rio Grande do Sul. O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma alternativa de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala.  

O selo de reconhecimento do azeite de oliva extravirgem como Produto Premium - Origem e Qualidade RS é resultado de uma parceria entre a Sict e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). 

A marca 

O projeto nasceu em 2015, quando já formada em gastronomia, Cláudia começou a estudar técnicas para produção de azeites de oliva na Califórnia, na Universidade da Califórnia em Davis. Ela tornou-se a primeira mestre de lagar do Brasil, e seu estudo foi pautado em produzir azeites de oliva de altíssima qualidade, que transformassem a experiência gastronômica das pessoas. Desde então, houve o investimento em duas fazendas em Canguçu para produção de azeitonas com uma indústria moderna, com capacidade tecnológica para produzir azeites de oliva extravirgens de categoria premium. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia