Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Startup apoiada pela Rede RS Startup auxilia governo de Valência após inundação histórica na Espanha

Uniteg, do Tecnopuc, atuou nas enchentes deste ano no Rio Grande do Sul

Publicação:

Reunião estratégica ocorreu durante o Web Summit Lisboa
Reunião estratégica ocorreu durante o Web Summit Lisboa - Foto: Divulgação Rede RS Startup
Por Ascom Rede RS Startup

O aprendizado e a experiência adquiridos durante as enchentes de maio no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Taquari, levaram a startup Uniteg, apoiada pela Rede RS Startup e vinculada ao Tecnopuc, a auxiliar a administração pública de outra cidade também atingida por trágicas inundações, mas a mais de 9 mil quilômetros de distância: Valência, na Espanha. A conhecida cidade espanhola enfrentou uma enchente histórica, que atingiu o leste do país. No total, foram contabilizados 216 mortos – pouco mais do que as 183 vítimas fatais gaúchas.

A parceria entre a startup e o poder público de Valência foi fechada após uma reunião estratégica ocorrida durante o Web Summit Lisboa, evento realizado entre 11 e 14 de novembro. O encontro foi impulsionado pela Rede RS Startup, iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), e pela Uniteg, e contou com a participação da CEO da Uniteg, Francieli Librelotto; do diretor de Inovação da Cidade de Valência, Davi Rosa; e da gestora de projetos do Invest in Valencia Office, Virgínia Garcia Romero. Representando a Rede RS Startup, a gestora de comunidade Emily Bittencourt mediou a reunião, na qual foi apresentado o software Safe City, da Uniteg.

"Este é um exemplo de colaboração internacional que fortalece a busca por soluções tecnológicas para os desafios climáticos. Com o Safe City, a Rede RS Startup, a Uniteg e o Tecnopuc mostram como a inovação pode transformar o enfrentamento de crises urbanas", declara Emily.

A plataforma Safe City é uma solução inovadora focada em eficiência, transparência e impacto social para o gerenciamento de crises. Com a tecnologia, a expectativa é de que a gestão de crises em Valência seja aperfeiçoada. Para tanto, será assinado um contrato de cessão de licença do software, de forma gratuita.

"Estamos confiantes de que a solução Safe City pode transformar a forma como as cidades gerenciam crises, trazendo mais eficiência e segurança para suas populações", afirma Francieli. A CEO destacou que a plataforma se adapta às necessidades específicas dos municípios nos quais a tecnologia é aplicada. Desenvolvida a partir das demandas da prefeitura de Taquari, a Safe City oferece um controle abrangente para gerenciar crises municipais nos seguintes aspectos:

  • Gestão de pessoas e famílias por meio de dados detalhados sobre renda e vulnerabilidade;

  • Monitoramento de moradias afetadas, incluindo laudos de engenharia para priorizar a recuperação;

  • Transparência nas doações, com controle desde a entrada até a distribuição dos recursos;

  • Apoio logístico rápido e organizado, essencial para a resposta emergencial.

Próximos passos

Durante a reunião, o diretor Davi Rosa conectou a equipe da Uniteg com Gema Pallardo, coordenadora de projetos europeus, para avançar o projeto na cidade espanhola. A formalização da parceria deverá ocorrer em breve. A Uniteg conta com 22 colaboradores e um conselho de administração com cinco membros.

Sobre a Rede RS Startup

A Rede RS Startup é uma iniciativa da Sict, da Aliança para Inovação e da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) focada no apoio ao empreendedorismo, através de atração e desenvolvimento de startups.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia