Sict realiza primeiro encontro do Rotas da Inovação em Estrela
Abrindo a programação, Marco Avaliativo debateu ações do Inova RS nos últimos quatro anos
Publicação:
Com a participação de atores do ecossistema de inovação da região dos Vales, o primeiro encontro do projeto Rotas da Inovação ocorreu nesta segunda-feira (17), em Estrela. A programação começou com o Marco Avaliativo Inova RS, momento de avaliação das ações realizadas nos últimos quatro anos pelo Inova RS, programa “guarda-chuva” da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict).
A titular da pasta, Simone Stülp, ressaltou a importância de levar a discussão da inovação para o interior do estado. “Estou emocionada por iniciarmos o Rotas da Inovação em Estrela, que representa as minhas origens. Então, é muito significativo estar aqui discutindo inovação com pessoas de tantos segmentos. Queremos ouvir a região e, a partir disso, traçar estratégias de políticas públicas”, apontou.
O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, reconheceu o trabalho realizado pelo governo do Estado na área da inovação e celebrou a realização do primeiro encontro do Rotas da Inovação no município. Também estavam presentes o prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi, e o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann.
Já o presidente da Frente Parlamentar da Inovação, deputado Marcus Vinícius de Almeida, destacou a relevância do projeto: “Quando recebi o convite para acompanhar esta iniciativa, aceitei de imediato. Quero buscar com vocês referências do que estão fazendo, inclusive questões legais em relação ao tema da inovação”.
A coordenadora do Inova RS nos Vales, Andreia Valim, vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), apresentou um panorama das iniciativas do programa na região. “É importante que as regiões se desenvolvam a partir de suas potencialidades. A região dos Vales tem 59 municípios, dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, e temos como grande desafio engajar altas lideranças desses municípios nas nossas ações de inovação”, afirmou.
Em seguida, a equipe da Sict explicou o funcionamento da dinâmica de debates para avaliação dos eixos programáticos do Inova RS. No primeiro eixo, denominado Governança, os participantes avaliaram a atuação dos comitês locais, incluindo membros e grupos de trabalho, dos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) e da própria Sict.
O segundo eixo, Planejamento Regional, voltou-se à visão de futuro escolhida para a região em 2019, cujos focos são os setores agroalimentar, de saúde e de serviços. A proposta foi avaliar a pertinência atual dessa visão, além de verificar a existência de leis municipais de incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. “Queremos convidá-los a participar das próximas ações da Sict voltadas à criação de leis de inovação e à discussão sobre compras públicas”, propôs o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco.
No terceiro eixo, Mobilização, foi avaliado o grau de engajamento dos atores regionais e as parcerias firmadas para a execução de projetos. Por fim, o eixo Projetos discutiu a existência de estratégias voltadas à captação de recursos para além dos editais da Sict.
A programação do evento em Estrela também inclui um momento de apresentações da Sict e dos parceiros do Rotas da Inovação: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs); Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec); Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Badesul; e Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs). Até outubro, a comitiva liderada pela Sict percorrerá as oito regiões do estado para debater a inovação.