Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

#RetrôSict2023 - Para impulsionar o agronegócio, Estado aposta em movimento colaborativo do ecossistema de inovação

Centro de Inteligência do Agro está sendo desenhado pela Sict em parceria com a Secretaria da Agricultura e diversas entidades

Publicação:

Debate sobre o Centro de Inteligência do Agro ocorreu no Tecnopuc
Debate sobre o Centro de Inteligência do Agro ocorreu no Tecnopuc - Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict
Por Ascom Sict

O Centro de Inteligência do Agro é uma das principais estratégias traçadas pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) para potencializar a inovação no agronegócio gaúcho. O projeto, que é inédito no estado, começou a ser formatado no início do ano, em reuniões com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e culminou no lançamento de um manifesto durante a Expointer. 

Com base no planejamento estratégico da Sict para o ciclo 2023-2026, que elencou a competitividade no agronegócio como uma das prioridades, foi proposta a criação de um local de referência em inovação no setor e um hub para reunir iniciativas focadas no desenvolvimento da área. O Centro passou, então, a ser discutido em ciclos de debate e cocriação, com a participação de atores da quádrupla hélice (governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada).  

Formou-se, também, um grupo de trabalho com sete secretarias estaduais para definir aspectos como objetivos gerais, focos de atuação, forma de governança, infraestrutura física a ser utilizada, parcerias estratégicas e estratégias de atração e manutenção de talentos. Além da Sict e da Seapi, participaram as pastas de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Fazenda (Sefaz), Turismo (Setur) e Desenvolvimento Rural (SDR).  

Em busca de apoio, a titular da Sict, Simone Stülp, levou a pauta a Brasília, onde teve reuniões nos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Planejamento e Orçamento. O projeto foi avançando a partir de construções coletivas com diferentes setores, incluindo o alimentar, representado pela Foodtech Alliance. 

Expointer 

O manifesto do Centro de Inteligência do Agro foi assinado por mais de 50 entidades no palco do RS Innovation Agro, na Expointer 2023, o que representou mais um passo na concretização do projeto. O documento contém a missão e a visão do Centro, bem como os pilares de atuação e os focos estratégicos. Entre os signatários, estão secretarias estaduais, órgãos da administração indireta, entidades representativas de classes, organizações do Sistema S, instituições de ensino, bancos e hubs de inovação. 

Secretária Simone Stülp apresentou a estratégia do Centro de Inteligência do Agro
Secretária Simone Stülp apresentou a estratégia do Centro de Inteligência do Agro - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict

“É um movimento colaborativo, com o governo liderando atualmente, mas com a participação de todos. Queremos ter uma plataforma real, feita de pessoas que se conectem na discussão”, afirmou a secretária Simone Stülp durante o evento de lançamento. “O olhar da inovação para o agronegócio é importante para pensarmos em possibilidades para o Parque de Exposições Assis Brasil. Temos capacidade de ir muito além dos nove dias de Expointer por ano. Para isso, precisamos conectar os atores do ecossistema e criar estruturas que fortaleçam os elos da cadeia. O Centro pode funcionar o ano inteiro dentro do parque, que simboliza a potência que temos no estado”, complementou. 

A partir de janeiro de 2024, a empresa Gartner auxiliará no desenho do Centro. 

Retrospectiva 2023 

A série #RetrôSict2023 vai ao ar no mês de dezembro e tem o objetivo de destacar, por meio de reportagens no nosso portal e posts nas nossas redes sociais, ações, projetos e programas que marcaram 2023. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia