Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

#RetrôSict2023 - Observatório da Inovação RS apresenta dados de fontes confiáveis para dar visibilidade ao ecossistema gaúcho

Ferramenta de acesso livre foi lançada em dezembro e está disponível no portal da Sict

Publicação:

Diretor da Sict Diego Moraes apresenta o Observatório da Inovação RS
Diretor da Sict Diego Moraes apresenta o Observatório da Inovação RS - Foto: Anita Trombin / Ascom Sict
Por Ascom Sict

Lançado no início de dezembro, o Observatório da Inovação RS é uma ferramenta de acesso livre que concentra dados sobre o ecossistema de inovação gaúcho, buscando dar mais transparência para as ações do governo e subsidiar novas iniciativas na área. O painel com todas as informações pode ser acessado no portal da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).  

A equipe da secretaria desenvolveu o Observatório ao longo de 2023, realizando a coleta e a organização dos dados. Conforme a titular da Sict, Simone Stülp, a ferramenta passa a ser um produto vivo, pois será abastecida com novas informações de forma contínua: “Passamos a contar com uma fonte confiável de conteúdo sobre inovação, ciência e tecnologia. Isso representa mais um passo importante na consolidação do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”. 

No lançamento, o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes, explicou que o Observatório inclui indicadores de diversas áreas da inovação, retirados de pesquisas produzidas por entidades conceituadas. Já o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), Odir Dellagostin, destacou a presença de dados referentes aos projetos aprovados em editais da Fapergs, incluindo áreas de atuação, instituições, regiões e valores concedidos.  

A página do Observatório é dividida em duas abas: “Sobre”, que descreve os objetivos e as fontes de dados, e “Painel”, que abre a ferramenta produzida no Microsoft Power BI. Os dados abrangem quatro pilares: Indicadores de Inovação (dados sobre recursos humanos, políticas públicas, inovatividade, impacto, obstáculos e empreendedorismo), Ambientes de Inovação (incubadoras, núcleos de inovação tecnológica [NITs], parques tecnológicos, instituições científicas, tecnológicas e de inovação [ICTs], aceleradoras e centros de inovação), Indicadores de Pesquisa (pesquisa e desenvolvimento [P&D] empresarial, formação e produção científica, áreas de pesquisa e investimento em pesquisa) e Programas da Sict (Inova RS, Techfuturo, Educar para Inovar e Consulta Popular). 

Na ferramenta, é possível comparar as taxas de pessoas e de mulheres trabalhando com P&D em empresas inovadoras no Brasil, em São Paulo e no Rio Grande do Sul; visualizar o mapa do estado com a distribuição de parques tecnológicos e incubadoras; descobrir quais cidades e regiões receberam os maiores investimentos em inovação e pesquisa; e conhecer as áreas contempladas em editais da Sict, entre outras possibilidades.

Acesse o Observatório aqui.   

Retrospectiva 2023  

A série #RetrôSict2023 vai ao ar no mês de dezembro e tem o objetivo de destacar, por meio de reportagens no nosso portal e posts nas nossas redes sociais, ações, projetos e programas que marcaram 2023. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia