Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Programa Produtos Premium realiza painel sensorial de cachaças gaúchas

Evento integra iniciativa da Sict que apoia produtos regionais de valor agregado

Publicação:

WhatsApp Image 2024 11 12 at 15 22 35
Sict e Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar são parceiras no desenvolvimento das atividades - Foto: Bernardo Zamperetti / Ascom Sict
Por Bernardo Zamperetti / Ascom Sict

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou, através do programa Produtos Premium, o primeiro painel sensorial de cachaças gaúchas na manhã desta terça-feira (12). O evento, que aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), reuniu especialistas, produtores e apreciadores do produto, com o objetivo de analisar as características sensoriais da cachaça e discutir seu potencial dentro do mercado de bebidas premium, com foco na concessão do selo criado pela pasta. 

O selo de reconhecimento da cachaça como produto premium é fruto de uma parceria entre a Sict e a Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar (Aprodecana). A iniciativa busca certificar as cachaças que atendem aos critérios de qualidade, garantindo ao consumidor a origem gaúcha e a qualidade diferenciada. Além disso, visa aumentar a qualificação contínua dos produtores e promover as cachaças gaúchas como produtos de alta qualidade no cenário nacional e internacional. 

Durante o painel, os participantes avaliaram 25 amostras e tiveram a oportunidade de degustar diferentes tipos de cachaças, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura. Uma das etapas da certificação, além da análise documental, que abrange a avaliação físico-química e a verificação da conformidade legal, é a análise sensorial. O formato permitiu um aprofundamento nas particularidades de cada produto, facilitando a troca de conhecimentos entre os envolvidos. 

"A cachaça é um produto genuinamente brasileiro e possui um potencial imenso no mercado nacional e internacional. Nosso objetivo com essa ação é qualificar e agregar valor ao produto gaúcho, fortalecendo a imagem da cachaça como uma bebida de qualidade superior," afirmou o secretário em exercício e diretor-geral da Sict, Sandro Kirst. Segundo ele, a iniciativa reflete o compromisso da secretaria em promover produtos regionais e incentivar a inovação. 

WhatsApp Image 2024 11 12 at 15 28 39
25 amostras foram analisadas no painel sensorial - Foto: Bernardo Zamperetti / Ascom Sict

Além da degustação, o evento contou com debates técnicos sobre as etapas de produção da cachaça, desde a escolha da matéria-prima até o processo de envelhecimento. Os especialistas explicaram como cada decisão no processo de fabricação impacta diretamente nas características sensoriais e no valor do produto.  

O painel sensorial de cachaças foi uma das ações dentro do programa Produtos Premium, que tem como foco o apoio e o desenvolvimento de produtos regionais com potencial de crescimento no mercado nacional e internacional. Cada avaliador recebeu um certificado de participação. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia