Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Pesquisa acadêmica e políticas públicas são tema de palestra em evento da pós-graduação da PUCRS

Secretária Simone Stülp defendeu a integração entre academia, governo e empresas para impulsionar pesquisas com impacto social

Publicação:

Debate abordou papel estratégico da academia na criação de políticas públicas
Debate abordou papel estratégico da academia na criação de políticas públicas - Foto: Bernardo Zamperetti / Ascom Sict
Por Bernardo Zamperetti / Ascom Sict

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, realizou a palestra de abertura do evento Conexão Pós, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), e abordou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas. O evento, que aconteceu na terça-feira (1), em Porto Alegre, reuniu pesquisadores, estudantes e gestores para debater o papel estratégico da academia na criação de políticas que gerem impacto positivo na sociedade. 

Em sua fala, Simone destacou a relevância da universidade na produção de conhecimento que possa embasar decisões governamentais. A pesquisa é essencial para que a gente possa avançar e ter um desenvolvimento sustentado no conhecimento. Para isso, trabalhamos em áreas estratégicas como saúde, agro e educação, com foco na pesquisa básica e aplicada", afirmou.  

A secretária também ressaltou a importância de parcerias entre governo, universidades e empresas para que as pesquisas acadêmicas tenham aplicação prática. Em 2025, teremos o maior investimento da história do Rio Grande do Sul em projetos, sobretudo, de pesquisa e desenvolvimento. Obviamente, nesse escopo, entra todo o ecossistema de inovação, ciência e tecnologia, mas queremos trazer esse olhar especial para a área de PD&I”, disse. 

Ela ressaltou que o setor público deve ser um facilitador no fomento de iniciativas que promovam a inovação e o uso de pesquisas aplicadas. Esse tipo de colaboração, segundo Simone, é fundamental para garantir que as pesquisas gerem benefícios reais à sociedade.  

Ao final, com mediação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, Carlos Eduardo Lobo e Silva, a secretária respondeu a perguntas sobre os desafios de conectar o conhecimento acadêmico com as práticas políticas. Ela destacou a necessidade de manter um diálogo permanente entre a quádrupla hélice - governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada - para garantir a efetividade e a sustentabilidade das políticas públicas. 

 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia