Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Nova fase do Inova RS é discutida em oficina de planejamento

Evento reuniu agentes de inovação nessa quinta-feira, 19, na Procergs

Publicação:

Pessoas assistindo a uma palestra
Encontro na Procergs teve o objetivo de planejar próximas ações do programa - Foto: João Felipe Brum / ASCOM SICT
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

O Inova RS, programa “guarda-chuva" da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), deu início a uma nova fase nessa quinta-feira, 19. Gestores, coordenadores e outros agentes de todos os oito ecossistemas regionais de inovação do estado se reuniram para a Oficina de Planejamento do Inova RS 4.0, coordenada pela equipe do programa. 

Na abertura do evento, ocorrido no Lounge de Inovação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), a diretora de Gestão da Inovação da SICT, Paola Schaeffer, destacou a importância desse momento de reflexão sobre aspectos internos e externos do programa. Em seguida, o coordenador do Inova RS, Diego Silva, explicou que a oficina é uma oportunidade de fazer um planejamento estratégico a partir das informações compartilhadas pelos participantes das diferentes regiões do estado. 

Para fechar o primeiro ciclo do Inova RS, desenvolvido entre 2019 e 2022, Silva apontou alguns destaques: 

  • Editais dos gestores de inovação e tecnologia (GITs) no valor de R$ 5,4 milhões;  

  • Editais de projetos de inovação no valor de R$ 6,5 milhões; 

  • Eventos anuais de reconhecimento dos ecossistemas regionais; 

  • RS Innovation Stage no South Summit Brazil; 

Pessoas em volta de uma mesa planejando ações.
Evento contou com momentos de interação entre coordenadores e gestores - Foto: João Felipe Brum / ASCOM SICT
Em um segundo momento, foram realizadas dinâmicas de grupo para discutir como tem sido essa jornada para as pessoas envolvidas e como é possível apoiar de forma mais efetiva os diferentes stakeholders (municípios; startups e demais empresas; universidades, parques tecnológicos e incubadoras; e coletivos, associações da sociedade civil e outros ambientes de inovação). 

Como forma de reconhecer o trabalho realizado pelos ecossistemas, os banners assinados em 2019, nos eventos iniciais do Inova RS, foram entregues aos coordenadores para retornarem a suas respectivas regiões. Os representantes receberam, também, cartões-postais com a imagem de cada banner, feitos especialmente para a ocasião. 

Para a titular da SICT, Simone Stülp, a oficina é importante para construir, já no início desta nova gestão, um plano estratégico para o Inova RS, alinhado com contribuições de todas as regiões do estado. “Precisamos consolidar o adensamento tecnológico dos oito ecossistemas do Rio Grande do Sul conforme suas vocações econômicas”, afirmou a secretária. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia