Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inscrições para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação terminam na quarta

Evento acontecerá na quinta-feira (25) e sexta-feira (26), em Curitiba

Publicação:

Card com fundo verde chamando para as inscrições da Conferência
Inscrições para conferência regional de ciência, tecnologia e inovação terminam na quarta

O prazo para inscrições na 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação encerra nesta quarta-feira (24). O evento acontecerá na quinta (25) e sexta-feira (26), em Curitiba, com a participação da comunidade científica e outros segmentos da sociedade do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A cerimônia de abertura contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda. As inscrições podem ser feitas aqui.

Os participantes do evento irão discutir propostas para curto, médio e longo prazo para a ciência brasileira, elencadas nas conferências estaduais realizadas entre março e abril deste ano pelos governos dos três estados do Sul. A programação para esses dois dias será composta por painéis temáticos, grupos de trabalhos e sessões plenárias deliberativas para votação de proposições para a ciência brasileira.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, celebrou a realização da Conferência. “Estamos muito felizes com a realização desse evento que acontece em um momento em que podemos discutir estratégias e fazer uma construção conjunta. Depois de termos realizado com sucesso a etapa do Rio Grande do Sul, agora damos mais um passo rumo ao encontro nacional, em Brasília. Certamente levaremos para a população políticas públicas eficientes dentro das nossas temáticas", comenta.

Neste ano, o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento foi adotado para todas as conferências estaduais e regionais de CTI. Os documentos compilados em cada região serão usados para elaborar a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período de 2024 a 2030. A iniciativa também contribui para a definição de políticas públicas em nível estadual. No Paraná, o debate articula ações de parceria e cooperação alinhadas ao Plano Plurianual, voltadas para uma economia com base no conhecimento.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, destaca a importância da estratégia nacional de CTI no contexto de desenvolvimento do Brasil. “A nova ENCTI deve contribuir para a definição de uma agenda estratégica para a produção científica e tecnológica brasileira, incluindo a mobilização de recursos financeiros para o financiamento de programas e projetos, com o propósito de superar alguns desafios, como a ampliação de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, a modernização da infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação e a formação de recursos humanos qualificados”, afirma.

Na regional Sul, os participantes irão discutir as propostas para a ciência em cinco grupos de trabalho: reindustrialização e apoio à inovação empresarial; programas e projetos estratégicos; desenvolvimento social; popularização da ciência; e expansão do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Parcerias

A 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação é coordenada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O evento conta com a parceria dos governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por meio das respectivas pastas de CTI. No Paraná, a organização reúne outras instituições, como a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), escolhida para sediar o evento.

A programação conta, ainda, com contribuições de diferentes instituições de ensino superior públicas e privadas. Os painéis e palestras serão transmitidos pelo canal no YouTube da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

Etapas

Em todo o Brasil, as conferências regionais de CTI são parte integrante da conferência nacional, que será promovida pelo MCTI entre 4 e 6 de junho, em Brasília. Esse evento maior envolve a articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. As conferências das regiões Sudeste e Norte aconteceram nos dias 11 e 12 de abril, em Vila Velha (ES), e 18 e 19 de abril, em Manaus. Depois da regional Sul estão previstos os eventos das do Centro-Oeste, em 29 e 30 de abril, em Goiânia (GO) e do Nordeste, em 2 e 3 de maio, em Recife (PE).

O que: 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Quando: Datas: 25 e 26 de abril.

Onde:  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças | Curitiba.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia