Inovação, Ciência e Tecnologia

Início das aulas marca nova etapa do programa Professor do Amanhã

Secretárias Simone Stülp (Sict) e Raquel Teixeira (Seduc) participaram de aulas inaugurais em instituições comunitárias gaúchas

Publicação:

Alunos Unijui
Secretária Simone Stülp com alunos e professores do Professor do Amanhã da Unijuí - Foto: Luciana Salimen/Ascom Sict
Por Ascom Sict

O programa Professor do Amanhã segue avançando em todo o Rio Grande do Sul. Entre meados de março e início de abril, as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) contempladas pelo edital do governo do Estado começaram as aulas dos cursos de licenciatura presenciais, promovendo os primeiros encontros entre estudantes e professores. O programa busca fortalecer a rede pública de educação básica do estado formando novos docentes em áreas com déficit de profissionais.

“A capacitação adequada dos nossos professores é a base fundamental para formarmos cidadãos conectados com as demandas do século 21. O programa Professor do Amanhã caminha exatamente neste rumo. Além de combater o déficit de docentes no Rio Grande do Sul, vai contribuir para um ensino pensado para as necessidades do mundo atual e preparar nossos estudantes para os desafios do futuro”, explica o vice-governador Gabriel Souza, que coordena o programa por meio do Gabinete de Projetos Especiais.

O sucesso da iniciativa pode ser percebido em números e histórias. Ainda na fase do edital, 11 instituições comunitárias gaúchas inscreveram 35 propostas para vagas nos cursos de Letras/Português, Matemática, Ciências Biológicas, História e Geografia, todas aprovadas. Depois, nos processos seletivos internos das universidades, as mil bolsas integrais de estudos foram disputadas por cerca de 4 mil pessoas.

“A grande procura e os relatos que estamos recebendo de todas as universidades que integram o programa indicam que muitas pessoas ainda têm o sonho de lecionar. Faltava uma oportunidade como esta, em que não apenas a graduação é custeada, mas o aluno ainda recebe uma bolsa-permanência”, explica Simone Stülp, secretária de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, referindo-se aos R$ 800 mensais que o governo gaúcho paga às instituições e aos R$ 800 por mês que os estudantes recebem. A Sict executa o programa, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

Na última terça-feira (2/4), Stülp esteve na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) para uma aula magna, momento que também marcou o início oficial do Professor do Amanhã na instituição. Mais de 200 pessoas, entre professores, alunos e membros da reitoria acompanharam o evento.

Entre eles, estavam os 74 estudantes dos cursos de Matemática e Letras, que são os ofertados na universidade pelo progra,a. Uma das mais emocionadas era Amanda Grübeler, 18 anos, aluna de Letras. “Meu pai era analfabeto, minha mãe sabia ler e escrever muito pouco, mas eles se viravam. E sempre foi meu sonho dar aula, sempre vi esta profissão como uma possibilidade de mudar a realidade das pessoas, além de resgatar a história deles. Quando eu descobri o Professor do Amanhã, eu fiquei muito emocionada”, contou a jovem.

Ao fim do evento, a titular da Sict conversou com alguns alunos sobre a experiência que estão tendo. “Pude ouvir os estudantes e suas histórias me tocaram muito. Temos jovens extremamente motivados e alunos mais maduros, que viram no programa a oportunidade de realizar um sonho. É gratificante acompanhar o que está acontecendo nestes cursos”, completou Simone.

A Universidade La Salle, em Canoas, também recebeu o governo do Estado para sua aula inaugural do Professor do Amanhã, na segunda-feira (1/4). A secretária de Educação, Raquel Teixeira, representantes da instituição de ensino e da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) estiveram presentes. “O governo do Estado acredita, investe e confia em cada um dos participantes do programa como transformadores da qualidade da educação do Rio Grande do Sul”, pontuou a titular da Seduc.

Professor do Amanhã

Inédita no Brasil, a iniciativa concede bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos alunos, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária como forma de custeio da vaga, durante quatro anos. O primeiro pagamento está previsto para abril. O investimento total do governo será de R$ 76,8 milhões nesses quatro anos.

As instituições precisaram apresentar projetos de currículos inovadores, com foco nas competências para o século 21. Além disso, devem prever aproximação com ambientes de inovação por meio de ações com edtechs (startups da área da educação), desafios de inovação, realização de estágios e vivências com características de extensão universitária.

Após o término da graduação, os licenciados deverão realizar ao menos 1.920 horas de atividades docentes na rede pública estadual. Para isso, eles serão automaticamente inscritos no cadastro de contratações temporárias, devendo indicar a Coordenadoria Regional de Educação de sua preferência.

Encontro com reitores

Na próxima terça-feira (9/4), será realizado um café da manhã com os 11 reitores das instituições participantes do programa para marcar o início oficial das aulas e detalhar o andamento das atividades. Participam o governador Eduardo Leite, o vice-governador Gabriel Souza e as secretárias Simone Stülp e Raquel Teixeira. A imprensa também será convidada. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia