Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Aquece SSB: Edição de 2024 foi marcada por recordes

Mais de 800 palestrantes, 7 mil empresas e 3 mil startups participaram do evento

Publicação:

Tudo pronto no RS Innovation Stage, palco do governo do Estado no South Summit Brazil 2024
. - Foto: Lauro Alves/Secom
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

O South Summit Brazil (SSB) chega a sua quarta edição neste ano. Em 2024, o evento aconteceu entre 20 e 22 de março e foi marcado por recordes. 

O evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. Realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, o SSB recebeu mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups. 

“A edição de 2024 foi um grande sucesso, o que nos motiva a seguir trabalhando com muito afinco para quebrar novos recordes este ano. O governo do Estado está engajado em levar conteúdo de qualidade e discussões pertinentes para os três dias de evento, como acontece desde a primeira edição”, comenta a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.  

Competição de Startups 

De Porto Alegre, a healthtech Ostera ganhou na categoria Mais Escalável na Competição de Startups do SSB. A startup conta com recursos do governo do Estado para o desenvolvimento de seu projeto. Os aportes foram destinados por meio de editais e programas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), demonstrando a importância do investimento do Executivo estadual para o crescimento do ecossistema de inovação. 

Além da Ostera, outras quatro startups foram premiadas: três são do Brasil e uma do Chile. A Cromai, que atua no setor agrícola e tem base em São Paulo (SP), foi a vencedora da categoria Destaque. Também da capital paulista, a B4Waste foi eleita a Mais Sustentável. A IBBX, de Capivari (SP), foi escolhida a Mais Inovadora. E a PhageLab, do Chile, também uma healthtech, venceu na categoria Melhor Time. 

Ao todo, mais de 2 mil startups de 81 países se candidataram para participar da competição em 2024.  

RS Innovation Stage 

O palco do governo gaúcho no SSB também reuniu intensa programação na edição passada com mais de 40 painéis e 160 palestrantes. A transferência do palco do governo para um dos armazéns foi uma das novidades da edição.  

Durante os três dias do SSB, o RS Innovation Stage recebeu uma programação diversificada que debateu temas como inovação e tecnologia, startups, ecossistemas e soluções digitais, aprofundando a interligação deles com a saúde, a segurança, o clima, a cultura, a acessibilidade, a agricultura e a computação quântica.  

Na edição de 2024, foram recebidas mais de 200 propostas de temáticas, número 150% maior do que em 2023. A seleção foi realizada pelo Conselho Curador, sob liderança da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

Edição 2025 

Correalizado pelo governo do Estado, a edição de 2025 terá como mote “Para além da resiliência” e estará conectado ao momento vivido no Rio Grande do Sul, com foco na inovação e na resiliência necessárias para a retomada econômica e social. Grandes especialistas do mundo inteiro debaterão esses temas durante o evento. Afetado pelas enchentes, o Cais Mauá será um dos símbolos da recuperação. 

As inscrições para as temáticas do RS Innovation Stage estão abertas até 24 de fevereiro. Acesse o formulário de inscrição clicando aqui. 

O SSB acontecerá de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. 

 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia