Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sict e parceiros lançam plataforma que conecta ambientes de inovação da região Metropolitana e Litoral Norte

Projeto desenvolvido por Inova RS, Feevale e RNP tem possibilidade de expansão para outras regiões do estado

Publicação:

Secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, participou do encontro nesta sexta-feira
Secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, participou do encontro nesta sexta-feira - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

A plataforma ID RS foi lançada nesta sexta-feira (19) em encontro promovido pelo programa Inova RS da região Metropolitana e Litoral Norte. Parceria estratégica entre Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Universidade Feevale e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o projeto conecta ambientes de inovação para estabelecer uma federação em que se compartilhem serviços digitais.  

Os ambientes parceiros no desenvolvimento da plataforma serão os primeiros a utilizar a tecnologia, ainda em caráter de teste – Instituto Caldeira, Tecnopuc (PUCRS), Tecnosinos (Unisinos), Parque Zenit (UFRGS) e Feevale Techpark. Após o período de avaliação, a plataforma pode ser levada a outras regiões do estado e até mesmo do país. 

Na abertura do evento, realizado no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre, o secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, afirmou que a plataforma se insere dentro de uma estratégia maior do governo de aproximar todo o ecossistema de inovação gaúcho. “Temos um Estado comprometido em promover a inovação, seja através de editais, de grandes eventos como South Summit Brazil e Gramado Summit, ou de entregas de projetos importantes como o ID RS. Agora, queremos a participação efetiva de atores de todas as esferas, com uma quádrupla hélice engajada”, enfatizou. 

A diretora de Inovação da Feevale, Daiana Monzon, que também coordena os projetos do Inova RS na região Metropolitana e Litoral Norte, destacou a importância da reunião para marcar essas entregas: “Temos projetos em quatro áreas estratégicas para a região: saúde, educação, economia criativa e tecnologia da informação e comunicação. Dentro da última área, construímos essa plataforma juntamente com a RNP, com dados integrados para os ambientes de inovação”. 

Iniciado em dezembro de 2022, o ID RS busca construir uma identidade digital confiável para os atores do ecossistema de inovação, explicou a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Cibersegurança na RNP, Michelle Wangham. “O resultado esperado é uma maior integração entre os ambientes de inovação. Também esperamos que o modelo possa ser ampliado para todo o Rio Grande do Sul e vá além, para outros estados, formando uma federação nacional”, apontou. 

Após a apresentação da plataforma, foi realizada a reunião da mesa gestora do Inova RS na região. A mesa faz parte da estrutura de governança do programa e tem o papel de validar, discutir e garantir a participação de instituições e empresas nas ações voltadas ao ecossistema de inovação.  

O diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, gestores de inovação e tecnologia e representantes de universidades e ambientes de inovação participaram do encontro. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia