Rotas da Inovação tem edição especial em Panambi centrada no South Summit Brazil
Projeto da Sict debate inovação e estimula a participação do interior no evento a ser realizado em março, em Porto Alegre
Publicação:
A cidade de Panambi, na região Noroeste e Missões, recebeu, nesta quinta-feira (29), uma edição especial do projeto Rotas da Inovação, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O encontro reuniu o ecossistema da região e promoveu debates sobre inovação, além de atualizar as novidades para o South Summit Brazil (SSB) 2024, que acontece entre 20 e 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre.
O diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, realizou a abertura do evento e frisou a importância de visitar as regiões do estado. “Temos a cobertura do estado em oito grandes regiões e fazemos a busca da identidade local para que possamos reconhecer e atuar nas potencialidades de cada uma delas”, destacou.
Para Raphael Ayub, secretário adjunto da Sict, esta edição do Rotas da Inovação é especial por levar o SSB para dentro dos municípios. “Esse ciclo de eventos nas cidades é muito importante para levar informações sobre o South Summit Brazil. O governo do estado tem a missão de auxiliar os municípios a fomentarem a inovação por meio de debates e trocas de experiências, além dos programas e editais lançados através da Sict”.
A novidades do SSB 2024 foram apresentadas pelo diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco. Ele atualizou os números do evento e endossou a potencialidade do SSB para promover conexões: “É um evento em Porto Alegre, mas que conecta pessoas de todo o Brasil e, também, do mundo. O South Summit proporciona conversas, interações e tem a missão de concretizar negócios”.
Durante a edição especial do Rotas da Inovação, o prefeito Daniel Hinnah agradeceu a presença do governo na cidade e endossou a vertente empreendedora do município de Panambi. “Nossa cidade completou 69 anos ontem. E o governo estar aqui também é um presente de aniversário. Panambi se destaca muito no empreendedorismo e temos orgulho de ser a quarta melhor cidade do Brasil para se viver, em um ranking que contempla municípios de até 50 mil habitantes”, comemorou. A posição da cidade diz respeito ao Austin Rating, que desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), analisando 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital.
Na sequência, o secretário municipal de Desenvolvimento, Rafael Jacques, e Marcelo de Lima, do RS Garanti, apresentaram o Panambi Garanti. A iniciativa é um programa de crédito e capacitação para microempreendedores e empresas de pequeno porte locais. O programa é voltado para empreendedores que buscam exercer atividade produtiva de geração de renda, envolvendo indústria, comércio e serviços.
O evento contou, ainda, com um painel sobre crédito e inovação da Secretaria de Desenvolvimento de Panambi; uma apresentação da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp); e um momento dedicado a ações inovadoras para o ecossistema regional com os gestores de inovação e tecnologia do Inova RS.
A primeira edição especial do Rotas da Inovação aconteceu na última terça-feira (27), em Capão da Canoa.
Rotas da Inovação
Liderado pela Sict, o projeto Rotas da Inovação passa pelas oito regiões do Rio Grande do Sul para debater a inovação e aproximar os atores da quádrupla hélice, formada por governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Em 2023, foram percorridos 5,5 mil quilômetros ao lado de parceiros estratégicos.