Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Rotas da Inovação impulsiona o ecossistema da Região Sul com encontro em Pelotas

Evento reuniu especialistas, engajou estudantes em oficinas práticas e valorizou iniciativas locais de inovação

Publicação:

Abertura do Rotas da Inovação em Pelotas teve fala do secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves
Abertura do Rotas da Inovação em Pelotas teve fala do secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves - Foto: Fábio Ritter/Ascom Sict
Por Fábio Ritter/Ascom Sict

Pelotas foi palco, nesta quinta-feira (21), da edição Região Sul do Rotas da Inovação e do Rotas da Inovação Kids, promovidos pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O encontro, realizado no Pelotas Parque Tecnológico, reuniu representantes do governo, de universidades, do setor produtivo e da sociedade civil, com o propósito de fortalecer o ecossistema regional e apresentar programas e oportunidades voltados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. 

A abertura reuniu autoridades, lideranças acadêmicas e empresariais, gestores de inovação e estudantes, marcando o início de uma programação diversa. Os painéis abordaram temas estratégicos como inovação regional, territórios inteligentes, governança do Inova RS, formação de talentos e iniciativas da Sict que estão transformando a realidade local. Também teve espaço no evento, o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que apresentou as suas iniciativas e os resultados obtidos até o momento. 

O secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves, destacou a importância de eventos como esse para aproximar a ciência e a academia da sociedade. “O Rotas da Inovação mostra o sentido do conhecimento e da tecnologia na vida prática, diminuindo o distanciamento que costuma existir entre as universidades e as pessoas. E tudo isso pensado a partir das vocações que as próprias regiões definiram”, salientou o adjunto. 

O coordenador do programa Inova RS para a Região Sul, Artur Gibbon, destacou a importância do Rotas da Inovação para que a região possa “furar a bolha” e mostrar o trabalho local para todo o Estado. “As conexões feitas aqui permitem que possamos vender a região, com toda a inovação que nasce daqui”, defendeu Gibbon. 

Durante o evento, o OceanValley, comunidade de inovação em Rio Grande, foi reconhecido com o Prêmio Destaque Ecossistema de Inovação. Já o Prêmio Destaque Profissional da Inovação homenageou Leandro Gausmann, do Co-place Coworking, pela sua contribuição ao fortalecimento do empreendedorismo e da inovação na região. 

Rotas Kids 

O evento contou ainda com o Rotas da Inovação Kids, vinculado ao programa Educar para Inovar, da Sict. Segundo a coordenadora do programa, Nádia Ibias, foram realizadas mais de 400 formações em nove oficinas (cada aluno pôde participar de mais de uma oficina). Os participantes fazem parte da rede pública de Pelotas, nos ensinos Fundamental e Médio. 

As crianças e os jovens tiveram oficinas de fotografia, computação criativa, programação, podcast, educação financeira, empreendedorismo e artes, cada uma delas de acordo com a faixa etária das turmas participantes. 

O Rotas Kids é uma iniciativa inspirada no Rotas da Inovação, pensada especificamente para crianças e adolescentes da educação básica. O objetivo é aproximar os estudantes do universo da inovação, incentivando a criatividade, o protagonismo e o pensamento crítico por meio de oficinas com experiências educativas e interativas.    

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia