Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Rodadas de conexão entre prefeituras e soluções tecnológicas ocorrem quarta (10) e sexta (12), com transmissão pelo YouTube

Iniciativa da Sict é aberta a todos os municípios interessados

Publicação:

Enchentes assolam diversas cidades no RS. A foto mostra Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre
Enchentes assolaram diversas cidades no RS. A foto mostra Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

As rodadas de conexão entre municípios gaúchos atingidos pelas enchentes e soluções tecnológicas serão realizadas nesta quarta (10) e sexta-feira (12), com transmissão ao vivo pelo YouTube. Todas as prefeituras interessadas podem acompanhar as apresentações e participar da iniciativa, que é promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

O objetivo é possibilitar a conexão entre as demandas apontadas pelas prefeituras (chamadas de desafios) e ofertas de tecnologias que possam resolvê-las (as soluções). As rodadas serão divididas por categorias, e cada empreendimento ou instituição terá cinco minutos para apresentar sua solução dentro daquele tema.  

Estas iniciativas que serão apresentadas foram selecionadas no Catálogo de Soluções da Sict, que se tornou um repositório de tecnologias que podem nos ajudar a enfrentar a crise climática no Rio Grande do Sul. Agora, teremos a oportunidade de aproximar essas soluções e as prefeituras que mais precisam”, comenta a titular da Sict, Simone Stülp. 

Na primeira rodada (10/7), que poderá ser acompanhada neste link, serão apresentadas soluções para quatro desafios indicados pelas prefeituras  

  • Gestão humanitária de abrigos  

  • Habitação em áreas de risco  

  • Infraestrutura digital governamental resiliente  

  • Melhoria e expansão de serviços em situações de emergência 

Na segunda rodada (12/7), que será transmitida neste link, outros oito desafios serão abordados: 

  • Destinação de móveis e utensílios danificados 

  • Prevenção e contingência para desastres naturais 

  • Monitoramento da qualidade do ar  

  • Monitoramento de lixo urbano  

  • Limpeza urbana 

  • Monitoramento do nível das águas  

  • Reconstrução e resiliência logística 

  • Tratamento de efluentes  

Como as rodadas foram desenvolvidas 

O trabalho para realizar as rodadas de conexão começou ainda em maio, quando os integrantes do programa Startup Lab, da Sict, entraram em contato com diversas prefeituras para entender quais eram as demandas locais. Gestores de inovação e tecnologia (GITs) consultaram municípios de diferentes ecossistemas regionais de inovação do estado. 

A coleta dessas informações permitiu agrupá-las em categorias, como gestão de abrigos, habitação, limpeza urbana e monitoramento do nível das águas. Em seguida, o Startup Lab, a Rede RS Startup e outros parceiros fizeram uma curadoria das iniciativas cadastradas no Catálogo de Soluções Tecnológicas, selecionando aquelas que podem atender aos desafios das prefeituras. 

Por fim, nesta semana, empresas, startups e instituições poderão apresentar suas soluções para as prefeituras nas rodadas de conexão. As reuniões serão virtuais, com transmissão pelo YouTube da Sict, e abertas a todos os municípios interessados. 

Os parceiros da Sict nesta iniciativa são a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), a Associação Gaúcha de Startups (AGS), o Sebrae, o GovTech Lab e o South Summit Brazil. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia