Rio Grande do Sul ocupa 1º lugar em ranking de promoção de empreendimentos inovadores do Brasil
Dados foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública nesta quarta-feira
Publicação:
O Rio Grande do Sul foi destaque em ranking divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), nesta quarta-feira (03). O estado ocupa o 1º lugar entre entidades promotoras de empreendimentos inovadores do Brasil. O indicador leva em conta o número de aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e científicos ligados à Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para cada um milhão de habitantes.
A notícia foi celebrada pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. “Os índices endossam o trabalho que estamos fazendo com políticas públicas voltadas à inovação. O Rio Grande do Sul é um estado atraente, com um ecossistema integrado e pujante”. Simone ressalta os programas Startup Lab e Rede RS Startup, o South Summit Brazil e a iniciativa do Rotas da Inovação como exemplos de ações promotoras de empreendimentos inovadores no RS.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus estados. Conforme a plataforma, os 99 indicadores adotados e avaliados foram utilizados como forma de mensuração de dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).