Região Produção e Norte sedia o sétimo encontro do Rotas da Inovação
Autoridades e atores do ecossistema se reuniram na URI Frederico Westphalen nesta quarta-feira (8/11)
Publicação:
A região Produção e Norte recebeu, nesta quarta-feira (8/11), o sétimo encontro do projeto Rotas da Inovação, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict). Autoridades e atores do ecossistema de inovação se reuniram no campus Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) para debater o fortalecimento das ações de inovação na região.
Na abertura, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, enfatizou a importância de levar o tema da inovação para as cidades do interior, que é um dos objetivos do Rotas da Inovação. Na mesma linha, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, explicou que o projeto faz parte de um planejamento estratégico para fortalecer as iniciativas de inovação em todas as regiões do estado.
Kirst destacou, ainda, os investimentos feitos através de editais da Sict e da vinculada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), que somam um valor global de R$ 77,2 milhões. “O Rio Grande do Sul está entre os estados mais competitivos do Brasil na área de inovação, ciência e tecnologia. Tivemos um aumento exponencial no número de startups nos últimos anos, além de sermos o estado com maior densidade de doutores formados”, apontou.
Na sequência, foram realizados dois painéis, com mediação do diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes. O painel “Financiamento público à inovação” contou com a participação de Jussandro Taffarel, gerente de contas do Banrisul, Alexandre Barros, gerente regional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Marcelo Duro, representante do Badesul. No painel “Políticas públicas e ações estratégicas de CT&I”, estiveram presentes Dario Giovanella, diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), e Ramir Severiano, vice-presidente regional da Federasul.
A segunda parte do evento foi dedicada ao Marco Avaliativo do Inova RS, programa “guarda-chuva” da Sict que foi iniciado em 2019 e, desde então, vem conduzindo ações e projetos nos oito ecossistemas regionais de inovação do estado. O diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, ressaltou o papel do programa de dialogar com a região: “Nosso trabalho é fazer a articulação entre a quádrupla hélice, que é composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada. Visitar as regiões com o Rotas da Inovação está dentro dessa estratégia”.
Para encerrar, foram apresentados projetos da região Produção e Norte financiados através de editais da Sict. A oitava e última parada desta edição do Rotas da Inovação será no dia 23/11, em Horizontina, na região Noroeste e Missões.
Evento de tecnologia da informação
Na terça-feira (7), a Sict participou do 14º Encontro Anual de Tecnologia da Informação, em Frederico Westphalen. Representando a secretária Simone Stülp, o diretor Everaldo Daronco apresentou o planejamento estratégico da pasta para o ciclo 2023-2026 e os principais programas que estão sendo realizados.