Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Região Produção e Norte sedia o sétimo encontro do Rotas da Inovação

Autoridades e atores do ecossistema se reuniram na URI Frederico Westphalen nesta quarta-feira (8/11)

Publicação:

Rotas da Inovação ocorreu na URI Frederico Westphalen
Rotas da Inovação ocorreu na URI Frederico Westphalen - Foto: Divulgação Sict
Por Ascom Sict

A região Produção e Norte recebeu, nesta quarta-feira (8/11), o sétimo encontro do projeto Rotas da Inovação, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict). Autoridades e atores do ecossistema de inovação se reuniram no campus Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) para debater o fortalecimento das ações de inovação na região. 

Na abertura, o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, enfatizou a importância de levar o tema da inovação para as cidades do interior, que é um dos objetivos do Rotas da Inovação. Na mesma linha, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, explicou que o projeto faz parte de um planejamento estratégico para fortalecer as iniciativas de inovação em todas as regiões do estado.  

Kirst destacou, ainda, os investimentos feitos através de editais da Sict e da vinculada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), que somam um valor global de R$ 77,2 milhões. O Rio Grande do Sul está entre os estados mais competitivos do Brasil na área de inovação, ciência e tecnologia. Tivemos um aumento exponencial no número de startups nos últimos anos, além de sermos o estado com maior densidade de doutores formados”, apontou. 

Diretor-geral Sandro Kirst apresentou o planejamento e programas da Sict
Diretor-geral Sandro Kirst apresentou o planejamento e programas da Sict - Foto: Divulgação Sict

Na sequência, foram realizados dois painéis, com mediação do diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Diego Moraes. O painel “Financiamento público à inovação” contou com a participação de Jussandro Taffarel, gerente de contas do Banrisul, Alexandre Barros, gerente regional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Marcelo Duro, representante do Badesul. No painel “Políticas públicas e ações estratégicas de CT&I”, estiveram presentes Dario Giovanella, diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), e Ramir Severiano, vice-presidente regional da Federasul. 

A segunda parte do evento foi dedicada ao Marco Avaliativo do Inova RS, programa “guarda-chuva” da Sict que foi iniciado em 2019 e, desde então, vem conduzindo ações e projetos nos oito ecossistemas regionais de inovação do estado. O diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, ressaltou o papel do programa de dialogar com a região: “Nosso trabalho é fazer a articulação entre a quádrupla hélice, que é composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada. Visitar as regiões com o Rotas da Inovação está dentro dessa estratégia”. 

Para encerrar, foram apresentados projetos da região Produção e Norte financiados através de editais da Sict. A oitava e última parada desta edição do Rotas da Inovação será no dia 23/11, em Horizontina, na região Noroeste e Missões. 

Evento de tecnologia da informação 

Na terça-feira (7), a Sict participou do 14º Encontro Anual de Tecnologia da Informação, em Frederico Westphalen. Representando a secretária Simone Stülp, o diretor Everaldo Daronco apresentou o planejamento estratégico da pasta para o ciclo 2023-2026 e os principais programas que estão sendo realizados. 

Diretor Everaldo Daronco participou do Encontro Anual de Tecnologia da Informação, em Frederico Westphalen
Diretor Everaldo Daronco participou de encontro de TI, em Frederico Westphalen - Foto: Divulgação Sict

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia