Inovação, Ciência e Tecnologia

Inovação na educação pauta startups apoiadas por edital da Sict

Iniciativas receberam aporte do programa Startup Lab para exporem na Gramado Summit

Publicação:

Foto de 3 mulheres com um banner ao fundo.
Equipe da AgroTeams - Maria Clara Maciel, estagiária, Valentina Pavão e Ana Luiza Schultz, sócio-fundadoras. - Foto: Cândida Schaedler
Por ADRIANA FIGUEIREDO ASCOM/SICT

Com foco em educação no agro e na robótica, respectivamente, as startups AgroTeams – Escola do Campo e Lógica para Todos figuraram entre as 10 selecionadas, via edital Startup Lab 01/2023, para expor na Gramado Summit, evento que ocorreu de 12 a 14 de abril no Serra Park, em Gramado. A temática da educação é não só prioritária para a atual gestão do governo gaúcho, como aparece, também, no Planejamento Estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) para o período 2023-2026.

O aporte financeiro proporcionado pela Sict cobriu a taxa inscrição de cada uma das participantes e a quantia referente à reserva do espaço para exposição, oportunizando a conexão das startups com agentes do ecossistema de inovação. As selecionadas tiveram, ainda, oportunidade de fazer um pitch sobre seus empreendimentos na sexta-feira, 14, no estande do governo na Gramado Summit.

AgroTeams – Escola do Campo

Criada há um ano e meio em Santana do Livramento, a startup AgroTeams objetiva conectar a inovação e a tradição no campo. As fundadoras, a zootecnista Ana Luiza Schultz, 28 anos, e a médica veterinária Valentina Pavão, 31, entendem que os principais desafios enfrentados pelo setor do agro, como o êxodo rural e problemas de desengajamento e de turnover, são resolvidos de forma mais eficaz se trabalhados a partir da gestão de pessoas. “A gente acredita que é muito o conhecimento que vai fazer a diferença no campo”, afirmou Ana Luiza.

Através de uma metodologia cocriada com participação dos próprios clientes, a empresa busca a profissionalização e o desenvolvimento de uma liderança transformadora nas pessoas que trabalham no campo, a fim de tornar o agro mais sustentável. A formação é composta por quatro pilares, em uma jornada de quatro meses de duração. Fazem parte do corpo técnico ao menos 10 professores parceiros.

O objetivo na Gramado Summit foi aumentar a rede de contatos e divulgar a iniciativa. “O nosso objetivo é que as pessoas conheçam nosso trabalho. Queremos fazer networking e captar parceiros para construir algo para desenvolver as regiões”, contou Valentina.

Lógica para Todos

Criada na cidade de Farroupilha, em 2019, a Lógica para Todos é uma desenvolvedora de soluções e tecnologias educacionais focada no ensino de robótica e programação para crianças e adolescentes. O fundador da empresa, Bruno Nunes Silva, de 21 anos, teve a oportunidade de aprender robótica e programação ainda na escola e quis proporcionar uma experiência semelhantes a outros estudantes.

Foto de dois homens e uma mulher com um banner ao fundo.
Equipe da Lógica para Todos - Diogo Ribeiro, Bruno Nunes e Gabrielle Ariotti. - Foto: Cândida Schaedler

A startup oferece oficinas, aulas e treinamentos de robótica e programação para escolas, buscando trabalhar o raciocínio lógico, a criatividade e aspectos socioemocionais nos estudantes, através de atividades envolvendo a divisão de tarefas e o trabalho em equipe. “A educação é essencial para a formação de alunos protagonistas”, destacou Bruno.

Desde 2019, mais de 800 alunos foram impactados pelo trabalho da Lógica para Todos. A Gramado Summit foi o primeiro evento em que participaram como expositores. “As possibilidades de crescimento são bem gratificantes”, ressaltou.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia