Inova RS faz reunião para alinhar projeto de inteligência turística na Gramado Summit
Levantamento de necessidades do setor de turismo agora deve pautar hackathon na Mercopar
Publicação:
O Inova RS da região Serra Gaúcha realizou um sprint de alinhamento do projeto “Sistema de Inteligência Turística” durante a programação da Gramado Summit, evento de inovação correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul no Serra Park, em Gramado. Na quarta-feira (12), cerca de 50 pessoas se reuniram no estande do SebraeX para discutir o andamento do projeto, por meio do levantamento das necessidades do setor turístico. O projeto tem o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur).
Os participantes do sprint, todos membros do ecossistema das 27 regiões turísticas do estado, foram reunidos em oito grupos para discussão e levantamento de necessidades. O pontapé inicial será realizado na Serra Gaúcha, que tem o turismo como uma das áreas estratégicas do programa Inova RS.
Segundo a gestora de inovação e tecnologia da Serra Gaúcha, Silvia Nunes, o sprint foi quase “um pitch inverso”. “Nós queremos saber as necessidades do ecossistema e, a partir disso, as empresas de TI dão conta do mapeamento e da leitura dos dados. Eles devem criar a inteligência artificial de big data para que possamos atingir nossa visão 2030, de nos tornarmos case global de inteligência em turismo, a partir do uso de dados”, contou.
O projeto vem sendo desenvolvido desde 2020, e o momento da Gramado Summit foi de revisitá-lo e de integrar as 27 regiões na construção coletiva. Os próximos passos são compilar as informações para formatar um edital para realização de um hackathon voltado a desenvolvedores, que deve ser realizado durante a Mercopar deste ano. A ideia é que o Estado seja proprietário da plataforma e que haja recursos para o desenvolvimento da maratona de inovação.
Gramado Summit
A Gramado Summit é um evento de inovação realizado no Serra Park, em Gramado, entre os dias 12 e 14 de abril, com a correalização do governo do Rio Grande do Sul. Mais de 200 palestrantes discutem o ecossistema de inovação global em trilhas de conteúdo que envolvem temas como vendas, gestão e estratégia, finanças, saúde no trabalho, ecossistema de startups e comunicação e marketing.