Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Iniciativas da Sict na emergência climática são destaque em evento na região dos Vales

Secretária Simone Stülp palestrou sobre o papel da inovação, ciência e tecnologia na transformação do estado

Publicação:

Secretária Simone Stülp apresentou iniciativas da Sict e do Plano Rio Grande
Secretária Simone Stülp apresentou iniciativas da Sict e do Plano Rio Grande - Foto: Jéssica Moraes / Ascom Sict
Por Jéssica Moraes / Ascom Sict

As iniciativas da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) foram destaque em uma reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), nesta quinta-feira (18). No evento, realizado em Lajeado, na região dos Vales, a titular da Sict, Simone Stülp, palestrou sobre o tema “Adaptação e resiliência: o papel da inovação, ciência e tecnologia na transformação do RS” para lideranças empresariais e da comunidade.  

Simone elencou os projetos que estão sendo desenvolvidos pela Sict, como o Catálogo de Soluções Tecnológicas, as rodadas de conexão e os grupos de trabalho realizados junto ao Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia.  

“O Catálogo de Soluções começou a ser pensado ainda em setembro do ano passado, quando as chuvas assolaram o Vale do Taquari. Agora, foi o momento de colocarmos isso em prática. Chamamos todo o ecossistema gaúcho, brasileiro e até internacional para se apresentar. Precisamos olhar para os municípios e seus problemas, pois cada região foi afetada de uma maneira, e o catálogo vai auxiliar nesse processo de reconstrução”, comentou.  

No evento, secretária Simone Stülp palestrou para lideranças empresariais e comunidade da região dos Vales
No evento, secretária Simone Stülp palestrou para lideranças empresariais e comunidade da região dos Vales - Foto: Jéssica Moraes / Ascom Sict

A secretária também apresentou o Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. “Precisamos olhar para essa iniciativa como um plano de reconstrução, um plano de Estado. Temos oportunidade de seguir e reconstruir o Rio Grande do Sul da melhor forma. A sociedade precisa estar atuante, juntamente com o governo, por meio das suas lideranças, para que possamos avançar em curto, médio e longo prazos”, salientou.  

O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que faz parte do Plano Rio Grande, foi um dos destaques da palestra. “Essa é uma experiência que já podemos ter muito orgulho. O comitê é pioneiro no país e um exemplo para vários lugares. Colocamos especialistas em áreas prioritárias para desenhar essa reconstrução de forma assertiva”, disse Simone.  

Durante a reunião-almoço, a secretária explicou o planejamento estratégico da Sict, elencou as políticas públicas que fomentam a inovação e abordou o programa Inova RS. “O Rio Grande do Sul é relevante dentro do contexto mundial no que diz respeito a geração de startups e oportunidades de negócios inovadores, por exemplo. Agora, esse ecossistema deve ser mais forte do que nunca. Mas não podemos estar desconectados do momento que vivemos. Vamos seguir trabalhando com inovação para reconstruir o estado”, finalizou Simone. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia