Ecossistema regional de inovação celebra meetup do South Summit Brazil em Caxias do Sul
Novidade deste ano, as discussões são preparatórias ao evento, que acontece em Porto Alegre, de 20 a 22 de março
Publicação:
Mais de 100 pessoas ligadas à área de inovação participaram, no Instituto Hélice, em Caxias do Sul, do Meetup Regional do South Summit Brazil. O evento, uma novidade desta edição do SSB, busca expandir as discussões sobre inovação e empreendedorismo em todo o estado.
O South Summit Brazil terá sua terceira edição entre 20 e 22 de março, em Porto Alegre. Correalizado pelo governo do Estado, o SSB busca fomentar a conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos globais, gerando oportunidades de negócios e relações de alto valor.
Abrindo os debates, o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, apresentou números do evento, frisando os grandes nomes de palestrantes confirmados e destacando as novidades desta edição - como a ampliação da área construída e útil com a integração de mais um armazém do Cais Mauá ao espaço do evento, que chegará a 38 mil m². Sete palcos estarão distribuídos em quatro armazéns, expandindo a experiência de conteúdo e o conforto do público. “Estamos crescendo, porque, para o evento ser melhor, ele precisa ser maior. Vamos entregar muita qualidade para o nosso público”.
Um dos palcos do evento é o RS Innovation Stage, espaço destinado ao governo gaúcho e que conta com curadoria da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (Sict/RS). Além desta iniciativa, a titular da pasta, Simone Stülp, falou sobre o Rotas da Inovação e sua relação com os meetups regionais que acontecem neste ano, bem como com o objetivo do South Summit Brazil. “O papel do governo é importantíssimo na construção destes eventos e ações. Trabalhamos a força dos diferentes atores da quádrupla hélice - governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil -, cada um com seu papel. São estratégias que nos permitem fazer as conexões necessárias para construir e consolidar a inovação”, destacou.
Outro ponto importante do SSB são as ações afirmativas sobre inclusão e diversidade. Serão desenvolvidas 12 ações sociais, com base nas seguintes premissas: alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU); envolvimento de diferentes grupos sociais; impacto social e ambiental, e atividades físicas e digitais. “Essas ações de inclusão acontecem antes, durante e têm continuidade após o South Summit Brazil. Queremos que o evento tenha esse impacto social duradouro”, disse Cristina Viana, chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade.
O presidente do Conselho de Governança do Instituto Hélice, João Paulo Ledur, destacou a importância da iniciativa para a região. “Temos o objetivo de fazer conexões, promover o desenvolvimento para a nossa cidade e região, agora com um foco mais especial aos micro e pequenos empreendedores”. Um painel sobre mobilidade elétrica - setor que se destaca em termos de inovação na região da serra gaúcha - fechou os debates do dia.
Rotas da Inovação Especial
Os debates regionais sobre inovação, empreendedorismo e South Summit Brazil seguem pelo interior gaúcho na próxima semana. Capão da Canoa e Panambi recebem o Rotas da Inovação - edição especial nos dias 27/02 e 29/02, respectivamente. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Clique aqui para participar do Rotas da Inovação - edição especial em Capão da Canoa.
Clique aqui para participar do Rotas da Inovação - edição especial em Panambi.