Comitê Científico promove primeira oficina para debater resiliência climática e inovação, ciência e tecnologia
Oficina buscou aproximar servidores da Sict das ações do Comitê Científico
Publicação:

O Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC) promoveu, nesta quinta-feira (3), a primeira oficina sobre Resiliência Climática x Inovação, Ciência e Tecnologia. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Fernando Ferrati (CAFF) e teve como público-alvo os servidores da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
A dinâmica inicial contou com uma apresentação do Plano Rio Grande e o papel do CCARC. Na sequência, os servidores da Sict participaram de uma atividade em que deviam demonstrar o que consideravam ser resiliência. As palavras que mais surgiram foram: adaptação, mudanças, transformação.
Conforme o secretário-executivo do Comitê, professor Joel Goldenfum, “momentos como este mostram a função do Comitê e seu objetivo. Queremos aproximar as pessoas para que todos entendam o que estamos fazendo, indo muito além do que explicar sobre resiliência, por exemplo”.
Durante a oficina, Goldenfum realizou uma apresentação sobre as mudanças climáticas e seu conceito. Ele abordou também as dimensões sociais, físicas, de infraestrutura, exposição e vulnerabilidades que estavam envolvidas na enchente de maio de 2024.
O climatologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Francisco Eliseu Aquino foi convidado para participar do encontro. Ele apresentou uma linha do tempo sobre as mudanças climáticas e realizou alguns prognósticos.
“A mudança do clima é real e segue em curso, o que deve aumentar os eventos extremos. Para lidar com essa situação, é preciso termos educação ambiental, governança e políticas públicas eficientes”, comentou.
Durante a oficina, a assessora técnica do CCARC Alexandra Passuelo também fez uma apresentação sobre o tema, e os servidores realizaram uma segunda atividade interativa sobre resiliência climática através de ações, projetos e programas da Sict.
Sobre o Comitê
O CCARC é vinculado à Sict. O colegiado recebe demandas do Comitê Gestor do Plano Rio Grande, relacionadas aos projetos de reconstrução do governo, bem como da sociedade e da academia.
Além da função consultiva e propositiva, o grupo tem se dedicado à criação de Núcleos Temáticos Integradores para avançar na natureza propositiva do órgão. Mais informações sobre o Comitê Científico estão disponíveis nos sites da Sict e do Plano Rio Grande.