Arena de conteúdos e exposição de startups serão atrações do espaço do governo no Gramado Summit
Estado é correalizador do evento pelo segundo ano consecutivo
Publicação:
Faltando duas semanas para o início do Gramado Summit 2024, o governo do Rio Grande do Sul prepara um espaço voltado para a inovação e a tecnologia, com arena de conteúdos, sala do governador e estandes para startups. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado é correalizador do evento, um dos maiores do Brasil na área, que está marcado para 10 a 12 de abril, em Gramado, na Serra Gaúcha.
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) lidera a iniciativa, que também terá participação das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), da Educação (Seduc), do Turismo (Setur), do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Comunicação (Secom), além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs) e da Procergs - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado.
"A inovação está no centro da estratégia de desenvolvimento do Estado elaborada pelo nosso governo. Por isso, só no ano passado, investimos mais de R$ 131,9 milhões na área. E fazemos questão de fomentar iniciativas que aqueçam nosso ecossistema de inovação e consolidem o Rio Grande do Sul como referência internacional. Acabamos de realizar a terceira edição do South Summit Brazil, e o Gramado Summit é mais uma dessas oportunidades para mostrarmos o potencial do Rio Grande do Sul ao mundo", afirma o governador Eduardo Leite.
“O Gramado Summit é uma grande oportunidade de debater o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul pelo viés da inovação e dos avanços tecnológicos. O espaço do governo será o ponto de encontro entre setor público, grandes empresas, startups e sociedade em geral, para estabelecer conexões e aprofundar a discussão necessária para o crescimento do nosso estado”, aponta a titular da Sict, Simone Stülp.
No primeiro dia de evento (10/4), às 10h, o palco principal do Gramado Summit receberá o governador Eduardo Leite e a secretária Simone para a palestra “Passado, presente e futuro: qual o RS que queremos?”. O foco será a digitalização de serviços e a importância da inovação na estratégia de desenvolvimento do governo gaúcho.
O espaço do governo, que terá 100 metros quadrados e funcionará durante os três dias, contará com uma novidade este ano: uma arena de conteúdos, com painéis, lançamentos e pitch de startups. A curadoria da programação foi realizada pela Sict, que selecionou cerca de 30 temáticas entre mais de 90 propostas submetidas.
Na arena, o vice-governador Gabriel Souza falará sobre o Dashboard Primeira Infância, e o secretário adjunto da Sict, Raphael Ayub, debaterá cidades inteligentes. Haverá, ainda, a final do Hackatchê, organizado pela Seduc, apresentações de programas da Sict, como Inova RS, Educar para Inovar, Startup Lab e Rede RS Startup, e o lançamento do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Sul, da Setur. Além disso, a Fapergs realizará um workshop dos programas Tecnova III e Doutor Empreendedor, e haverá pitch de startups nos três dias.
Outros destaques são a sala do governador, para reuniões com autoridades, um espaço da Fapergs, para celebração dos seus 60 anos, e estandes destinados a 30 startups. A Sict abriu um edital para seleção dos empreendimentos, e o resultado será conhecido no dia 2 de abril (inscrições encerradas). O recurso aportado deverá cobrir a inscrição de cada uma das startups selecionadas, além do valor referente à reserva do espaço. O estande abrigará somente startups com operação no Rio Grande do Sul.
Para complementar, a Seduc destinará 200 ingressos para professores do Estado. Eles contarão com transporte gratuito saindo de Caxias do Sul e São Leopoldo nos três dias de evento.
Gramado Summit
Criado em 2017, o Gramado Summit teve sua primeira edição focada em exposição e conteúdo para startups em estágio inicial, reunindo um público de 700 pessoas. Com o tempo, o evento começou a prospectar empresas maiores para a feira de negócios e um público mais amplo para as discussões das palestras.
Em 2023, recebeu 10 mil visitantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e cerca de 300 palestrantes nas áreas de conteúdo. Para 2024, na sétima edição, são esperados 400 palestrantes, 500 empresas expositoras na feira de negócios e 15 mil visitantes entre os dias 10 e 12 de abril, no Serra Park, em Gramado.