Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

SICT concede voto de louvor à servidora mais antiga da secretaria

Dione Dick Vasconcellos é assessora jurídica desde a fundação da pasta, em 1988

Publicação:

Dione assinando diploma de voto de louvor.
Solenidade de entrega contou com ex-secretários, ex-servidores e servidores da SICT - Foto: Adriana Figueiredo / Ascom
Por CÂNDIDA SCHAEDLER ASCOM/SICT

A servidora pública Dione Dick Vasconcellos recebeu, na manhã desta terça-feira, 24, o primeiro voto de louvor concedido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A homenagem reconhece a trajetória de mais de 36 anos de dedicação da advogada à pasta, e contou com a presença de ex-secretários, ex-colegas e atuais servidores da SICT. 

A solenidade, que foi uma surpresa à Dione, se iniciou com a fala da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, que contou que, desde o ano passado, se vinha pensando em formas de reconhecer servidores com uma trajetória crucial ao funcionamento da pasta. O voto de louvor foi a solução: “E não havia ninguém mais adequado para ser nossa primeira homenageada”, completou a secretária. 

Dione ressaltou que o trabalho de mais de 30 anos como assessora jurídica, 26 dos quais coordenando o setor, foram resultado de muito esforço coletivo. A palavra-chave é parceria. Sempre contei com o apoio de outras pessoas e aprendo todos os dias. Tenho muito orgulho de ser advogada pública aqui, muito orgulho dos colegas com quem eu dividi. É uma construção feita em parceria e todo mundo somou. Minha gratidão é eterna”, afirmou. Após a fala, Dione e Simone assinaram o diploma que atesta o voto de louvor. 

O coordenador setorial da Procuradoria-Geral do Estado na SICT, Luiz Fernando Krieger, ressaltou o convívio e a celeridade de Dione com os processos. “Ela é excepcional e um exemplo a ser seguido. Conhece a fundo a área do Direito e conhece a fundo a área de Ciência e Tecnologia, contribuindo sobremaneira com o Estado do Rio Grande do Sul”, resumiu. 

A solenidade também contou com a presença de ex-secretários de inovação, ciência e tecnologia, como Artur Lorentz, Cleber Prodanov (em conjunto com a então secretária-adjunta, Ghissia Hauser), Julio Ferst, o deputado estadual Guilherme Pasin (que foi chefe de gabinete da secretaria em gestão anterior), além de atores da quádrupla hélice da inovação, como o superintendente de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy. 

Por meio de teleconferência, o ex-secretário da SICT, Luís da Cunha Lamb, ressaltou sua identificação com Dione, afirmando que a convivência com a advogada foi positiva durante o período em que comandou a pasta: “Dividimos muitas piadas e nos entendemos muito bem, porque a área de informática está acostumada com regras”, brincou. Também de forma online, a homenagem contou com a participação de um dos dois filhos de Dione, que é advogado e reside em Nova York. 

 

Sobre Dione Dick Vasconcellos 

Dione formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1978. Atuou como coordenadora da Assessoria Jurídica do governo na área de C, I&T de 1988 a 2014. A partir de 2015, integrou a equipe jurídica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), até 2018. Desde 2019, quando a secretaria passou a contar com uma seccional da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e foi refundada, com a denominação atual, Dione ocupa a posição de assessora jurídica, atuando em momentos decisivos e marcantes para a inovação no Estado do Rio Grande do Sul. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia