Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Prazo de inscrição para o Selo Cachaça Gaúcha Premium 2025 é prorrogado até 15 de novembro

Podem participar produtos elaborados exclusivamente com cana-de-açúcar não queimada, cultivada em território gaúcho

Publicação:

Selo Cachaça Gaúcha
Selo Cachaça Gaúcha
Por Ascom Sict

O prazo de inscrição para a certificação Produtos Premium Origem e Qualidade -Cachaça Gaúcha foi prorrogado até o dia 15 de novembro de 2025. Originalmente, as inscrições se encerrariam nesta quarta-feira (29/10). A nova data foi determinada em decorrência da alta demanda dos laboratórios, impulsionada pelos recentes casos de adulteração de destilados com metanol. 

A certificação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar do Rio Grande do Sul (Aprodecana).  

Segundo o regulamento vigente, o selo contempla três categorias: Cachaça Prata, Cachaça Envelhecida Premium e Cachaça Envelhecida Extra Premium. Para participar, os produtos devem ser elaborados exclusivamente com cana-de-açúcar não queimada, cultivada em território gaúcho. Além da parte documental para comprovar a origem da cachaça, a certificação exige, ainda, a realização da análise físico-química e sensorial do lote a ser avaliado, o que garante a qualidade e autenticidade do produto. 

Informações, regulamento, formulário e taxa de inscrição: https://sict.rs.gov.br/cachaca-premium 

Produtos Premium 

O programa Produtos Premium é uma iniciativa inédita instituída pelo governo de Eduardo Leite através do Decreto 55.515/2020. Antes, não havia uma política pública específica para o setor. Agora, o Estado busca incentivar a agregação de valor como estratégia de diferenciação e competitividade. Além da cachaça, também fazem parte do programa o azeite de oliva extravirgem e as carnes ovina e bovina.   

A cachaça passou a integrar o Selo Produtos Premium Origem e Qualidade em 2024. Na ocasião, onze marcas gaúchas foram aprovadas após um processo rigoroso de avaliação, quando mais de 50 mil garrafas foram seladas com o reconhecimento do governo do Estado.     

 

 

 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia