Os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) são estruturas instituídas por uma ou mais Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que tenha por finalidade a gestão de políticas institucionais de inovação e por competências mínimas as atribuições previstas na Lei da Inovação (Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016).
Entre as principais atribuições do NIT (de acordo com o Art. 16º da Lei de Inovação) está o apoio à gestão de política de inovação das ICTs, bem como outras finalidades associadas ao gerenciamento das inovações tecnológicas desenvolvidas pela ICT e sua transferência para o mercado. Neste âmbito, os Núcleos de Inovação Tecnológica possuem um papel estratégico para a economia, uma vez que contribuem para que os resultados oriundos da pesquisa realizada nas ICTs sejam consolidados em negócios inovadores, por meio da transferência tecnológica, agregando valor ao sistema produtivo e ampliando a competitividade e a modernidade da matriz econômica.
No presente mapeamento, contemplamos os NITs do Estado, considerados como os setores responsáveis pela gestão da inovação, da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia das ICTs gaúchas, muitas sendo representadas por essas distintas estruturas de apoio aos pesquisadores. Sua instituição não está no mapa? Clique aqui e faça sua solicitação.
Acesse este link e assista às visitas técnicas virtuais aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) presentes nas oito regiões do Inova RS.
Obtenha aqui as informações em formato de arquivo ".csv" ou ".xlsx".